Alguns dons espirituais são apresentados em Romanos.

Romanos 12: 6-8
 “De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada: se é profecia, seja ela segundo a medida da fé; se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino; ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria”.

Transcrevo a seguir um trecho do livro “Dons Espirituais e Ministeriais” do Pr. Elinaldo Renovato, que foi o livro de apoio para a lição do segundo trimestre de 2014. Vou transcrever por que não há a necessidade de “recomentar” o que o nosso estimado pastor escreveu com imensa propriedade. Qualquer comentário adicionado ao que já está escrito por ele, seria o mesmo que fazer “chover no molhado”. Existe certo grau de ceticismo quanto à doutrina do Espírito Santo no que diz respeito aos dons concedidos aos crentes, alguns crentes pentecostais, por falta de instrução adequada, ignoram a necessidade dos dons para a edificação da igreja, bem como desconhecem a finalidade de cada um que Paulo listou em suas cartas. Queremos com esse artigo dirimir uma terrível dúvida que estonteia muitos crentes acerca do numero de dons que o Espírito Santo pode conceder. Segue-se a transcrição do livro “Dons Espirituais e Ministeriais”.

Normalmente, quando se tratam dos dons espirituais, entende-se que eles são em número de nove. Essa conclusão baseia-se na contagem dos dons, com base em I Coríntios 12.

De fato, a relação de I Coríntios 12 indica que há nove tipos de dons espirituais. Entretanto, quando se tratam dos dons de curar, no plural, não se pode precisar quantas manifestações desse dom podem existir. Não há um só dom de curar, nem uma única maneira de se fazer uso desses dons. Sua pluralidade certamente denota a vontade de Deus para que seu povo tenha saúde e qualidade de vida, tanto espiritual, quanto emocional ou física. A experiência cristã nos mostra que há homens de Deus que parecem ter capacitação para orar por determinados tipos de enfermidades, enquanto outros oram por outras doenças. Não podemos ser dogmáticos a respeito dos dons, mas não se veem operadores de milagres com plena capacitação para orar eficazmente por todos os tipos de males ou doenças. Dessa forma, os tipos de dons espirituais são nove. E podem ser ampliados por causa da pluralidade dos dons de curar. A Bíblia não nos autoriza especificar os dons de curar.

Considerando-se que a sabedoria de Deus é “multiforme”, e que seu poder é ilimitado, e que, de igual forma ele concede à Igreja a sua “multiforme” graça, podemos inferir que Deus não está limitado a um número fixo ou fechado de dons. “Certamente podem ser considerados dons espirituais tantas outras dádivas de Deus à sua igreja”.

Sendo assim, quando determinamos um número fixo de dons, consequentemente, estamos limitando a ação do Espírito Santo. Paulo cita uma lista na carta aos Romanos, outra na I carta aos Coríntios e outra na carta que foi escrita aos crentes de Éfeso, todavia em nenhum lugar da Bíblia encontramos escrito que o número de dons se limita às listas de Paulo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Dons Espirituais e Ministeriais – Elinaldo Renovato

Compartilhar

One thought on “Alguns dons espirituais são apresentados em Romanos.

  • 18 de janeiro de 2021 em 20:21
    Permalink

    Louvo a Deus por sua vida por se disponabilizar ão ensino da palavra de Deus.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.