"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A Bíblia é o nosso manual de instrução para a vida.

Josué 1: 8
 “Não se aparte da tua boca o livro desta Lei; antes, medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme tudo quanto nele está escrito; porque, então, farás prosperar o teu caminho e, então, prudentemente te conduzirás”.

Josué estava assumindo a liderança do povo de Deus. Moisés havia morrido e Josué era o escolhido de Deus para substitui-lo naquela árdua tarefa e, ainda que Josué houvesse adquirido alguma experiência sobre liderança junto a Moisés, o Senhor agora o aconselha e dá instrução para que ele pudesse exercer uma liderança bem sucedida. Sem duvida alguma, o Senhor sabia que ele tinha experiência suficiente para exercer a função, todavia, para estar à frente do povo de Deus, e tanto faz se na Velha ou na Nova Aliança, não basta o conhecimento catedrático ou experiência pessoal, associado a isto, indiscutivelmente TEM QUE VIVER A BÍBLIA SAGRADA.

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei”, evidentemente que estas palavras não querem dizer que Josué, doravante, não poderia falar de outro assunto que não fosse a o texto Sagrado, mas, o conselho era de que todo assunto, tanto da ordem secular quanto da espiritual, tivesse respaldo na Palavra de Deus. Em nossos dias este conselho ainda prevalece, pois, é na Bíblia Sagrada que encontramos respostas para todas as questões da vida, embora encontremos milhares de livros (e, digam-se bons livros) que possam facilitar a compreensão de muitos temas bíblicos, a palavra final deve ser dada pela Bíblia Sagrada.

Não se aparte da tua boca o livro desta Lei” significa não trocar a palavra de Deus por nenhuma outra literatura, por mais inspirada que seja e por mais ilustre que seja o seu autor. Esse é um tema muito próprio para os nossos dias, pois, em determinada ocasião eu presenciei um irmão dando mais proeminência a Flávio Josefo do que a Palavra de Deus.

O fato de não “apartar o livro da boca” e “meditar nele dia e noite” tinha como propósito tornar o caminho de Josué próspero. O Senhor não proibiu Josué de ler outros livros, mas salientou que ele só iria prosperar se cumprisse com tudo quanto estava determinado no livro Sagrado e, isso continua a prevalecer até o dia de hoje. A Bíblia Sagrada é o nosso guia de regra de fé e prática é muito bonito encontrarmos pessoas que conhecem a Bíblia da capa a capa, porém é muito melhor quando encontramos alguém que a esteja vivendo literalmente.

Para os crentes, conhecer teoricamente a Bíblia Sagrada não é nenhum feito extraordinário, a nós, além do dever que temos de conhece-la, associemos a isso uma vida prática, porque assim, e somente assim, seremos prósperos em todas as coisas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

– Flávio Josefo – De acordo com a história, Flávio Josefo era um escritor e também um historiador hebreu que existiu entre os anos 37 e 103 depois de CRISTO. Filho de sacerdote, tinha como mãe uma descendente da casa real hasmoneana, no período de Judas Macabeu. Logo, Josefo possuía sangue nobre, sendo instruído nas culturas judaica e grega, ele falava fluentemente o latim e também o grego.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.