Diversidade de dons no mesmo Espírito.

I Coríntios 12: 4,11
 “Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo”.
 “Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, repartindo particularmente a cada um como quer”.

Ainda que muitos irmãos possam dizer que os assuntos da EBD, por estarem sendo repetidos, podem se tornar maçantes, dizemos que eles são de extrema necessidade para esclarecer as incontáveis dúvidas que assombram muitos dentro das igrejas. E, o mais interessante nisso tudo é que os irmãos que vivem com dúvidas não nos procuram para esclarecê-las, eles preferem recorrer ao “Google” e, lá, por não terem convicção daquilo que sabem, acabam por afundar ainda mais em vez de fortalecerem a fé.

Dos muitos assuntos bíblicos, os dons espirituais deixam muitos crentes atordoados. Em primeiro lugar, as complicações começam com a utilidade dos dons e isso é decorrente por não saberem qual a finalidade deles. Ora, se não consigo compreender a razão dos crentes serem batizados com o Espírito Santo para a concessão dos dons, evidentemente, não compreenderei como, quando e onde usa-los.

Embora seja um assunto sobre o qual se fala constantemente nas igrejas, ultimamente, isso se faz mais imperioso, pois a “safra” de crentes que está se formando, não possuem nenhuma estrutura bíblica para enfrentarem ou combaterem os muitos ensinos falsos que estão veiculando por aí. Outro dia vi algo que uma irmã escreveu e, a irmã é alguém que possui um bom conhecimento da Palavra de Deus, mas o que ela postou era algo totalmente contrário às doutrinas bíblicas, era, de fato, uma heresia, e quando fui indagar sobre aquilo, ela saiu pela “tangente” dizendo que era somente para testar alguns irmãos. Mas, voltemos aos dons.

O dom espiritual não é um aprimoramento ou aperfeiçoamento das capacidades natas do crente, ou seja, as habilidades, perícias ou talentos naturais que todo ser humano possui não são aperfeiçoados através do batismo no Espírito Santo, e os dons concedidos pelo Espírito Santo não alteram em nada as habilidades natas que possuímos. Os dons são concedidos de maneira soberana e sobrenatural pelo Espírito Santo. Todo e qualquer dom é concedido exclusivamente pelo Espírito Santo.

 A finalidade dos dons espirituais é para que haja a edificação espiritual de todo o “corpo de Cristo”, isto é, a IGREJA. Os dons não são um recurso que Deus utiliza para mandar “recados” para algum crente, eles são para que a igreja, num todo, seja consolada; edificada; advertida e, se necessário for, exortada. Evidentemente, que além de tudo que falamos, os dons, também, são para a glorificação e exaltação do nome do nosso Deus. Outra finalidade dos dons é a de autenticar a mensagem do Evangelho que pregamos – “E estes sinais seguirão aos que crerem: em meu nome, expulsarão demônios; falarão novas línguas”.

Embora Paulo liste muito dons em suas cartas, existe algo que ele enfatiza energicamente – os dons possuem um única fonte, o Espírito Santo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo MacArthur

Compartilhar

5 thoughts on “Diversidade de dons no mesmo Espírito.

  • 6 de abril de 2021 em 07:47
    Permalink

    Bom dia, professor Erivelton excelente comentário, Deus abençoe o irmão.

    Resposta
    • 6 de abril de 2021 em 09:03
      Permalink

      Graça e Paz meu amado irmão.
      Espero estar contribuindo, de alguma forma, para a expansão do Evangelho.
      Deus te abençoe meu amado.

      Resposta
  • 6 de abril de 2021 em 10:26
    Permalink

    Excelente comentário Pr, tem me ajudado muito em meus estudos, Deus abençoe grandemente o irmão.

    Resposta
  • 6 de abril de 2021 em 10:30
    Permalink

    Paz do Senhor Jesus prof.
    excelente comentário, eles tem me auxiliado bastante em meus estudos,
    Deus abençoe grandemente o irmão.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.