"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O vocacionado deve estar atento à voz do Senhor.

I Samuel 3: 9
 “Pelo que Eli disse a Samuel: Vai-te deitar, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Então, Samuel foi e se deitou no seu lugar”.

Os que gostam de aplicar os ensinos da Palavra de Deus ao estilo de vida que têm, sempre usam o argumento de que a cada manhã a Palavra se renova, ou seja, é como se cada manhã a Palavra de Deus trouxesse um ensino diferente do dia anterior. Na verdade os que essas pessoas querem dizer é que cada um tem um interpretação daquilo que o Senhor está falando e, mesmo sendo as “opiniões” diferentes, no fim todos tem razão naquilo que interpretaram. Mas, sem querer aborrecer ou contrariar essas pessoas, vos dizemos que estão completamente enganados em vossos conceitos. A Bíblia, de fato, não é de singular interpretação, todavia, as interpretações não podem se oporem aos princípios divinos e, muito menos se renovar a cada dia, pois ela é IMUTÁVEL.

O que acontece conosco a cada dia, em relação à Palavra de Deus, é algumas “escamas” serem removidas dos nossos ‘olhos espirituais’ para que possamos entender com mais clareza aquilo que o Senhor está nos dizendo desde o começo de tudo. Porém, para que isso venha a acontecer conosco, precisamos reconhecer a voz do nosso Senhor. Muito mais importante do que obedecer, primeiro temos que reconhecer que é realmente o Senhor quem está falando conosco.

Embora Deus tenha falado diretamente e de forma audível com Moisés e Josué, sua palavra tornou-se esporádica durante os três séculos de governo dos juízes. No período de Eli, não havia profetas que entregassem a mensagem do Senhor a Israel. Eli passou toda a sua vida a serviço de Deus. Sua função era vigiar toda a adoração em Israel. Mas, ao cumprir esta grande missão, ele negligenciou as suas obrigações em seu próprio lar. O comportamento dos filhos de Eli ao se recusarem a ouvir a Deus e permitirem que a cobiça guiasse seus passos, impediu sua comunicação com Ele. Ouvir e obedecer e parte vital da comunhão com Deus.

Embora nem sempre use o som da voz humana, o Senhor sempre fala claramente através de sua Palavra. Para recebermos suas mensagens, devemos estar dispostos a escutar e agir de acordo com as suas instruções.

O Senhor usou Samuel porque ele tinha um objetivo: ser servo de Deus. Assim, a partir do momento em que Samuel reconheceu a voz de Deus, ele mostrou que àqueles que são fiéis a Deus nas pequenas coisas serão confiadas grandes responsabilidades. Ele cresceu como ajudante do sumo sacerdote Eli no Tabernáculo até o Senhor dirigi-lo para outros maiores compromissos. Deus pôde usá-lo, porque ele era verdadeiramente dedicado a Deus. Samuel progrediu, porque dava ouvidos às orientações de Deus.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

2 thoughts on “O vocacionado deve estar atento à voz do Senhor.