"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

É preciso crer e estar em Cristo para ser salvo.

Marcos 16: 16
 “Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado”.

Este versículo está inserido, contextualmente, nas orientações que Jesus deu aos discípulos. O mundo deveria ter conhecimento de que Ele pagou o preço pelos pecados de todos, e aqueles que, ouvindo a pregação do evangelho, cressem nEle seriam perdoados dos seus pecados e viveriam eternamente com Deus. Atualmente, em todas as partes do mundo, há crentes anunciando as Boas Novas à pessoas que nunca ouviram falar de Cristo. O poder que motiva os missionários a irem a todas as partes do mundo e coloca a Igreja de Cristo em movimento é a fé fundamentada na ressurreição de Jesus. É necessário entender que Jesus ressuscitou e vive hoje em nós.

Jesus não está dizendo que é a água do batismo que salva, mas a graça de Deus recebida por meio da fé nEle. Pela reposta de Cristo ao criminoso que morreu ao seu lado na cruz, sabemos que é possível que alguém seja salvo mesmo sem ter sido batizado nas águas – “E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Contudo, é necessário lembrar que o batismo é uma etapa importante na vida daqueles que entregaram sua vida a Jesus.  Porém, sem a fé, o batismo não garante que uma pessoa irá para o céu. Aqueles que se recusam a aceitar Jesus como seu Salvador serão condenados, tenham sido batizados ou não.

A ênfase que Jesus dá em suas palavras é que a salvação é pela fé nEle. Desta feita, aqueles que anunciam o evangelho devem ter consciência de que a fé que será produzida no ouvinte vai depender daquilo que ele ouvir de nós. Sendo assim, se estamos anunciando “outro” evangelho distinto daquele que Jesus ensinou aos discípulos, e estes nos transmitiram pela Bíblia este mesmo evangelho, aquele que nos ouve jamais chegará ao conhecimento da verdade e, nós seremos culpados disto.

No versículo 15, o Senhor determina o que deve ser pregado e para não reinar dúvidas acerca do que Ele disse em Marcos, Mateus diz claramente que este evangelho é o que receberam diretamente dEle – “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até à consumação dos séculos. Amém!”

O Evangelho de Marcos enfatiza o poder de Cristo e sua atitude de servir. A vida e os ensinamentos de Jesus viraram o mundo ao avesso, e ainda continuam a fazê-lo. O mundo vê o poder como uma forma de controlar os outros. Mas Jesus, com toda a autoridade e poder no céu e na terra, preferiu servir ás pessoas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.