"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Vocacionados para servir a Cristo com o que somos e com o que temos.

Romanos 15: 25-27
 “Mas, agora, vou a Jerusalém para ministrar aos santos. Porque pareceu bem à Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém. Isto lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes dos seus bens espirituais, devem também ministrar-lhes os temporais.

No sentido bíblico, o termo ‘vocação’ tem um conceito distinto daquilo que se aplica ao plano secular. Ser vocacionado, no sentido bíblico, não se refere a ser chamado para um determinado ministério na igreja por causa das nossas aptidões naturais. Ser vocacionado, no sentido bíblico, implica em exercermos algumas funções na igreja ainda que em nós não haja nenhuma qualificação inata ou catedrática, ou seja, mesmo que não tenhamos o dom natural ou alguma formação catedrática, o Senhor nos vocaciona para realizarmos Sua obra com êxito.

Todos os crentes de uma igreja foram salvos e vocacionados por Deus para exercerem funções e ministérios para a expansão do Reino de Deus nesta terra. Evidentemente, que cada um está vocacionado para exercerem funções distintas e, às vezes, específicas. O próprio Deus deixou bem esclarecido nas páginas de Sua Palavra revelada que é impossível para uma pessoa só exercer todas as funções dentro de uma igreja e, isso tem implicação na questão do chamado para missões.

Toda a igreja tem, obrigatoriamente, que estar envolvida com missões, é a missão dela, entretanto, nem todos os crentes estão vocacionados para serem missionários. Como sempre falamos, nem todos os saldados de um grande exército estarão na linha de frente num conflito armado, alguns foram alistados para darem suporte. Dessa forma é a igreja.

O Senhor vai nos usar como somos, mas sem a menor sombra de dúvidas, o que somos precisa ser ‘lapidado’; precisa ser aprimorado e, dizemos isso, não apontando estritamente para conhecimento cultural, cientifico, religioso etc., mas aperfeiçoar nosso entendimento das ‘coisas que são do alto’ – “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus”. Então, quando dizemos que o Senhor vai nos usar como somos, isso tem relação com o que, AGORA, somos e não por causa dos nossos dons naturais.

Outro fator preponderante na nossa vocação é servir a Deus com o que temos (no aspecto material). Deus não deseja usar ninguém por causa das coisas que a pessoa tem, pois quando Ele vocaciona alguém para a obra missionária, embora possa haver momentos de aperto, mas é o próprio Senhor quem vai suprir suas necessidades. E, para isso, Deus não precisa ficar ‘mendigando’ ofertas para suprir as necessidades dos seus servos, o que Ele espera é que compreendamos que o que temos foi Ele mesmo quem nos deu.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.