"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A “porta estreita” é um caminho de confissão e de perdão.

Provérbios 28: 13; I João 1: 7
 “O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia.
 “Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo pecado.

Andar na luz significa crer na verdade de Deus, conforme revelada na sua Palavra e esforçar-se sincera e continuamente por sua graça, para cumpri-la por palavras e obras – “O sangue de Jesus Cristo, seu filho, nos purifica de todo pecado“, refere-se à obra contínua da santificação dentro do crente, e à purificação contínua, pelo sangue de Cristo, dos nossos pecados involuntários. Possivelmente João não esteja pensando nos pecados deliberados contra Deus, já que está falando em andar na luz. Essa purificação contínua propicia a nossa íntima comunhão com Deus.

É próprio da natureza humana esconder seus pecados e ignorar seus erros. Mas como podemos aprender o certo se não reconhecemos o que fazemos? Para que serve um erro se não para nos ensinar uma lição? Mas para aprender com um erro, nós precisamos admiti-Io, confessá-lo, analisá-lo e fazer mudanças para que não aconteça novamente. Todos cometemos enganos, mas somente os tolos os repetem.

Algo em cada um de nós resiste muito para admitir que estamos errados. É por isso que admiramos as pessoas que aberta e voluntariamente admitem seus erros e pecados. Tais pessoas tem uma forte imagem de si mesmas. Não tem a necessidade de estar sempre certas para sentirem-se bem. Devemos estar dispostos a reconsiderar; devemos admitir quando estamos errados e mudar nossos planos quando necessário. Isso é o primeiro o primeiro passo em direção ao perdão.

A consciência de um pecador o levará ao sentimento de culpa, que poderá resultar em arrependimento ou em morte, se ele não fizer algo para mudar sua situação. Não é um ato de generosidade tentar fazer com que ele se sinta melhor; quanto mais culpa sentir, maior a probabilidade de reconhecer o erro e voltar-se arrependido para Deus. Se interferirmos nas consequencias naturais de seu ato, poderemos contribuir para que continue em pecado.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.