"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A maravilhosa realidade bíblica do Céu.

Gênesis 1: 1; Mateus 3: 2; Apocalipse 21: 10
 “No princípio, criou Deus os céus e a terra.
 “… Arrependei-vos, porque é chegado o Reino dos céus.
 “E levou-me em espírito a um grande e alto monte e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de Deus descia do céu.

A doutrina da Eleição e da Predestinação vista sob a ótica do ‘calvinismo’ é incoerente com o que a Bíblia diz sobre o agir de Satanás. Ora, se algumas pessoas estão declaradamente salvas e nada pode tirar isso delas, Satanás está ‘trabalhando’ inutilmente em tentá-las. Da mesma forma, os avisos bíblicos sobre o cuidado que se deve ter para não perder a salvação, estão inutilmente escritos na Bíblia. Muitos versículos da Bíblia declaram que somente os que vencerem entrarão no Céu – “E ao que vencer e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações”. Vencedor, neste caso, não fala do que chega primeiro, mas de qualquer um que chegar, independente da posição.  Se o entendimento de Calvino sobre Eleição e Predestinação estivesse correto, este versículo deveria estar escrito da seguinte forma – “Aos meus escolhidos e predestinados, darei poder sobre as nações”.

Assim, salvação não é apenas ‘andar’ com Jesus. A decisão de abandonar o pecado e querer a salvação em Cristo importa em aceitar a Cristo não somente como Salvador da penalidade do pecado, mas também como Senhor da nossa vida. Desta forma, arrepender-se envolve uma troca de senhores – trocar o senhorio de Satanás – “… em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência” para o senhorio de Cristo e da sua Palavra – “…  para lhes abrires os olhos e das trevas os converteres à luz e do poder de Satanás a Deus, a fim de que recebam a remissão dos pecados e sorte entre os santificados pela fé em mim.

O arrependimento é uma decisão livre, da parte do pecador, possibilitada pela graça divina capacitadora que lhe é concedida quando ele ouve o evangelho e nele crê. A definição da fé salvífica como mera confiança em Cristo como Salvador é totalmente inadequada, ante a exigência do tipo de arrependimento feita por Cristo. Definir a fé salvífica sem incluir um rompimento total com o pecado é distorcer fatalmente o conceito bíblico da redenção. A fé que inclui o arrependimento é uma condição imutável para a salvação.

O Reino dos Céus foi inaugurado aqui na terra quando o próprio Deus mudou o rumo da Historia ao manifestar-se na forma de homem. Hoje, Jesus Cristo reina no coração dos crentes, mas o Reino celestial não estará completamente estabelecido até que lodo o mal no mundo seja julgado e removido. Primeiro, Jesus Cristo veio a terra como um Servo sofredor, mas retornará como Rei e Juiz, para governar vitoriosamente sobre tudo e todos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo e Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo NAA

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.