"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A tentação que se origina do Diabo e seus ardis.

Gênesis 3: 1-5
 “Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? … disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal.

Embora os termos bíblicos originais (hebraico e grego) da palavra ‘tentação’ indiquem como sendo ‘colocar à prova’ ou ‘testar’, entretanto, o principio bíblico usado para a palavra tentação aponta para a indução da prática do mal. As tentações (induções) à prática do mal estão na esfera humanas – “Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que vos não deixará tentar acima do que podeis; antes, com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar.” Isso significa que pertencem apenas aos homens, comuns a seu nível, comuns à sua experiência terrena, pelo que também não podem ser algo extraordinário e avassalador para nós. A Bíblia deixa isso bem claro quando o Senhor advertiu Caim do perigo da tentação e da responsabilidade humana de fazer resistência a ela.

E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

O termo ‘o tentador’ é usado na Bíblia para designar Satanás por sua atividade característica. Sua intenção é sempre levar os tentados a cair em pecado. O povo de Deus sempre foi e continua sendo o objeto de seu ódio feroz. A Igreja de Esmirna foi informada de que seria o objeto das investidas especiais de Satanás – “Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.

Satanás usa as fraquezas e limitações dos homens para atraí-los ao pecado – “Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência” e, também emprega as seduções do mundo como engôdo.

Normalmente Satanás tenta os homens para o mal mediante a fraude de que eles podem alcançar o bem desejado por meio da prática do mal. Seu modo de operação é demonstrado vividamente no relato da queda em Gênesis. O engano é uma característica universal de suas atividades, justificando sua descrição como ‘o sedutor de todo o mundo’. Constantemente ele coloca ‘armadilhas’ diante dos homens a fim de torná-los seus cativos.

A rebeldia e o plano audaz do diabo não se limitaram ao reino celestial, porquanto nem bem Deus realizou a criação terrena, e eis que Satanás foi capaz de propagar sua rebeldia à face da terra, mediante a sua astúcia. E embora nossos progenitores originais tivessem sido alvos da redenção divina, Satanás tem conseguido alcançar muito maior porcentagem de sucesso entre os homens do que entre os anjos.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Enciclopédia Bíblica de Champlin, vol. 5

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.