"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A santificação progressiva na jornada.

Efésios 4: 20-24; 27-30
 “Mas vós não aprendestes assim a Cristo… que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano, e vos renoveis no espírito do vosso sentido”.
 “Não deis lugar ao diabo. Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe… Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação… E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o Dia da redenção”.

Alguém, certa vez disse que a ‘Bíblia não foi dada para aumentar nosso conhecimento das questões concernentes a espiritualidade, mas para orientar nossa conduta neste mundo’. Como sempre dizemos, não podemos olhar para a Bíblia apenas como um livro de regras. Os assuntos tratados na Bíblia vão além daquilo que é permitido ou proibido por Deus, conforme algumas pessoas interpretam. O fim de estudarmos (examinarmos seria o mais correto) a Palavra de Deus é o desenvolvimento de uma consciência sobre as razões daquilo que posso ou não fazer.

Alguns crentes (na melhor das hipóteses) não praticam determinadas coisas que são ‘proibidas’ na Bíblia por causa da religião da qual são adeptos. Geralmente, o que coíbe algumas pessoas de viverem nas práticas ilícitas é o medo da sociedade tomar conhecimento dos seus atos. Mas, como estamos vivendo numa sociedade (conforme está profetizado) que os valores se inverteram (no sentido literal) e que a ilegalidade tem amparo na justiça dos homens, torna-se mais imperioso que os crentes se santifiquem cada vez mais. Estamos vivendo tempos em que alguns textos bíblicos têm que serem observados à risca.

Em nenhum momento da nossa caminhada para o Céu somos ou fomos desprovidos de nossas emoções naturais. O que temos declarado na Bíblia é que há uma bênção poderosa reservada para os crentes que confiam na direção do Espírito Santo e submetem aos Seus cuidados todos os sentimentos e vontades. O pecado em geral se deve aos nossos maus desejos, regados à vaidade, egoísmo, avareza e arrogância, muito mais do que às tentações promovidas diretamente pelo Diabo e seus demônios.

Evidentemente que Satanás se vale das nossas fraquezas e da falta de sabedoria em agir sob a iluminação do Espírito, e nunca apenas de acordo com nossos próprios sentimentos. O crente é uma criação de Deus absolutamente nova e diferente do ser humano natural. Por isso, ao crente não basta abandonar as práticas imorais e irracionais do ‘velho homem’, mas cooperar conscientemente de todas as formas (palavras e atitudes práticas) para a transformação desse sistema mundial decaído e fadado a destruição.

Nossa santificação progressiva só é possível quando nos dedicamos à leitura da Bíblia Sagrada, oração, jejum e comunhão com Deus e os outros irmãos. Essas práticas devem ser regulares e incessantes.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.