"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 07/ 2º trim 2017, Sábado – Em Cristo, todos somos da família de Deus.

Efésios 2:19
Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus

Conforme Gênesis 10, as nações eram separadas de acordo com as descendências de Sem, Cam ou Jafé. No Novo Testamento (Atos dos Apóstolos), vemos essas três famílias unidas em Cristo. Em Atos 8, um descendente de Cam – o tesoureiro etíope – é salvo; em Atos 9, um descendente de Sem – Saulo de Tarso – torna-se o apóstolo Paulo; em Atos 10, os descendentes de Jafé – os gentios da casa de Cornélio, o centurião romano – são salvos. O pecado dividiu a humanidade, mas Cristo, pelo seu Espírito, promove a unidade. Todos os crentes (entenda-se os salvos), qualquer que seja sua origem étnica, pertencem à nação santa e são cidadãos do céu. 

Quando foi dada a Lei para Israel, na Dispensação da Lei, que durou um milênio e meio, Israel a interpretou de forma equivocada, e o equívoco foi em todos os preceitos da lei. Os preceitos dispostos sobre a relação interpessoal foram os mais distorcidos. Israel na sua arrogância e prepotência, julgava que seu próximo era somente outro israelita, ou seja, entre si, era pecado qualquer infração daqueles preceitos, mas no tocante aos outros povos, aqueles preceitos não se aplicavam.
O rigor da adoração no templo, as regras rígidas da tradição foram naquele tempo, e nos nossos dias ainda são (poucos, mas são), impedimento para o ingresso de qualquer estrangeiro na comunidade israelita. Rute viveu isso. Tudo dentro dela e a seu redor representava uma série de obstáculos para a fé, e, no entanto, ela creu no Deus de Israel. Suas origens estavam contra ela, pois Rute era de Moabe, onde o povo adorava o deus Quemos, culto que aceitava sacrifícios humanos e incentivava a imoralidade. Suas circunstancias estavam contra ela e poderiam tê-la feito amargurar-se contra o Deus de Israel. Primeiro, o sogro morreu; depois, o marido e o cunhado; ficou viúva e sem qualquer sustento. Por que seguir um Deus que trata seu povo dessa maneira?
Uma vez que Elimeleque e Malom estavam mortos, teoricamente Rute encontrava-se sob a guarda de Noemi e deveria ter seguido o conselho da sogra. No entanto, Deus interveio e, em sua graça, salvou Rute apesar de todos esses obstáculos.

Mas ainda existia um obstáculo, e ele não estava sob égide humana, pois se tratava da Lei de Deus. Rute era moabita e, pela Palavra de Deus, estava proibida de participar da comunidade israelita. Isso significava exclusão permanente. De que maneira, então, Rute poderia participar da congregação do Senhor? Confiando na graça de Deus e entregando-se inteiramente a sua misericórdia. A lei nos exclui da família de Deus, mas se depositarmos nossa fé em Cristo, a graça nos inclui.

Por meio da fé em Cristo, passamos a fazer parte da família de Deus e Ele se torna nosso Pai. A despeito de todas as distinções raciais, nacionais ou físicas que possuímos, somos todos irmãos e irmãs dentro dessa família.

Ao ler a genealogia de Jesus Cristo, encontramos o nome de cinco mulheres, sendo que quatro delas apresentam credenciais duvidosas: Tamar cometeu incesto com o sogro; Raabe era uma prostituta gentia; Rute era uma gentia moabita desterrada; Bate-Seba era uma adúltera.
Como essas mulheres chegaram a fazer parte da família do Messias? Pela graça e misericórdia soberanas de Deus.

Deus te abençoe.
Graça ePaz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.