"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Cristo se fez carne e cumpriu a Lei na sua integralidade.

Mateus 5: 17
 “Não cuideis que vim destruir a lei os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir”.

Mesmo sendo boa, santa e pura, a lei divina não foi estabelecida com a finalidade de justificar o homem, antes era para que o homem estivesse consciente da sua condição diante de Deus. A lei divina aponta estritamente para os deveres do homem, ela não assegura nenhum direito, todavia, aos que cumprissem a lei, estava assegurado promessas. Promessas feitas por Deus e, sendo assim, são promessas que jamais ficariam no esquecimento.

Um dos aspectos mais importantes da experiência dos israelitas no monte Sinai foi o de receberem a lei de Deus através do seu líder, Moisés. A Lei Mosaica (hb. torah, que significa “ensino”), admite uma tríplice divisão:
(a) a lei moral, que trata das regras determinadas por Deus para um santo viver;
(b) a lei civil, que trata da vida jurídica e social de Israel como nação; e
(c) a lei cerimonial, que trata da forma e do ritual da adoração ao Senhor por Israel, inclusive o sistema sacrificial. No tocante à natureza e à função da lei no Antigo Testamento, podemos observar os seguintes fatos.A lei foi dada por Deus em virtude do concerto que Ele fez com o seu povo. Ela expunha as condições do concerto a que o povo devia obedecer por lealdade ao Senhor Deus, a quem eles pertenciam. Os israelitas aceitaram formalmente essas obrigações do concerto.

  • A obediência de Israel à lei devia fundamentar-se na misericórdia redentora de Deus e na sua libertação do povo.
  • A lei revelava a vontade de Deus quanto a conduta do seu povo e prescrevia os sacrifícios de sangue para a expiação pelos seus pecados. A lei não foi dada como um meio de salvação para os perdidos. Ela foi destinada aos que já tinham um relacionamento de salvação com Deus. Antes, pela lei Deus ensinou ao seu povo como andar em retidão diante dEle como seu Redentor, e igualmente diante do seu próximo. Os israelitas deviam obedecer à lei mediante a graça de Deus a fim de perseverarem na fé e cultuarem também por fé, ao Senhor.

Tanto no Antigo Testamento quanto no Novo Testamento, a total confiança em Deus e na sua Palavra, e o amor sincero a Ele, formaram o fundamento para a guarda dos seus mandamentos. Israel fracassou exatamente nesse ponto, pois constantemente aquele povo não fazia da fé em Deus, do amor para com Ele de todo o coração e do propósito de andar nos seus caminhos, o motivo de cumprirem a sua lei. Paulo declara que Israel não alcançou a justiça que a lei previa, porque “não foi pela fé” que a buscavam. A lei ressaltava a verdade eterna que a obediência a Deus, partindo de um coração cheio de amor levaria a uma vida feliz e rica de bênçãos da parte do Senhor – “Andareis em todo o caminho que vos manda o Senhor, vosso Deus, para que vivais, e bem vos suceda, e prolongueis os dias na terra que haveis de possuir”.

A lei e o concerto do AT não eram perfeitos, nem permanentes. A lei funcionava como um tutor temporário para o povo de Deus até que Cristo viesse.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (Extraído na íntegra pag 146)

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.