"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Diabo se apresenta diante de Deus.

Jó 1: 6
 “E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles”.

Este é, sem dúvida, um dos textos bíblicos no qual vemos nitidamente o quanto Deus é soberano. Deus não é somente o supremo Criador de todas as coisas, muito mais do que isso nosso Deus está em constante e ininterrupta atividade com todas as coisas criadas, sem excluir nenhuma delas. Nosso Deus é um ser imanente, isto é, Ele não somente criou, mas também participa da vida do que criou e, embora Ele tenha poder para fazer com que todas as coisas se efetuem segundo a Sua própria vontade, todavia, é nesse sentido que a soberania de Deus se torna evidente. Nosso Deus é soberano por uma simples razão – não há ninguém que se iguale a Ele.

Materializando a visão que temos da soberania de Deus no livro de Jó ela é assim: Deus do seu sublime trono rege todas as coisas. O texto bíblico em evidência é muito claro na sua interpretação e, ainda que alguns teólogos não admitam, o que temos declarado nele é que os anjos se apresentaram a Deus para “dar satisfação” dos seus atos e junto com eles estava Satanás. Entendamos que Satanás não estava ali de intruso, ele não estava “bisbilhotando” o Céu, mas como os anjos, ele estava ali para “dar satisfação” a Deus dos seus atos. Embora Deus saiba de antemão todas as coisas, Ele exige que confessemos com nossos próprios lábios como estamos nos comportando. Ele exige isso de nós; exige isso dos anjos; e exige isso de Satanás e seus demônios. Sendo assim, Satanás não estava ali por livre e espontânea vontade, mas cumprindo uma exigência de Deus.

A visão que ao autor do livro retrata, nos mostra que Deus está assentado em seu trono no céu, e os anjos após realizarem suas tarefas Lhe prestando contas; nem mesmo Satanás pode fazer coisa alguma contra o povo de Deus sem a permissão divina. O “Todo-Poderoso” é um dos nomes mais importantes de Deus e, em Jó é usado trinta e uma vezes. Desde o princípio, o autor nos faz lembrar que não importa o que venha a acontecer neste mundo ou em nossa vida, Deus está assentado em seu trono e tem todas as coisas sob controle.

Alguns “teólogos” ensinam, equivocadamente, que Satanás está governando o mundo a partir de um trono no inferno. Ora, de acordo com as doutrinas bíblicas o inferno ainda não foi inaugurado. Satanás não tem um reino que possa chamar de seu e, muito menos, ele tem um trono de onde possa governar “parcialmente” o mundo. Porque dissemos parcialmente? Dissemos parcialmente pelo fato de que ele não pode fazer nada sem que Deus tenha conhecimento e sem que Deus dê o Seu aval. Satanás não tem “passe livre” para fazer o que bem entender.

Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Velho Testamento – Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.