"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

O Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade.

João 16: 13
 “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, Ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir”.

Queremos reafirmar algo que constantemente temos falado – É TERMINANTEMENTE IMPOSSÍVEL QUE ALGUÉM COMPREENDA A OBRA DO PAI, DO FILHO E DO ESPÍRTO SANTO APENAS INTELECTUALMENTE. Se o próprio Espírito Santo não nos conduzir a compreensão do texto sagrado, indiscutivelmente, nossa teologia estará tragicamente fadada ao equívoco e, assim, além de entender errado a Sagrada Escritura, nós também viveremos fora dos parâmetros prescritos na Bíblia Sagrada e, o nosso comportamento está intrinsecamente ligado ao que assimilamos das doutrinas bíblicas.

A gente vê muito entusiasmo nas pessoas ao ingressarem num curso de teologia, todavia não vemos, com a mesma intensidade, a dedicação em aprender, de fato, o que a disciplina se propõe a ensinar. A dedicação em aprender se estende além da sala de aula. Infelizmente, a grande maioria das pessoas manuseiam livros, apostilas apenas em sala. Como alguém que se comporta desta maneira pode aprender alguma coisa? Evidentemente que a culpa de não aprender o que é certo, não recai somente sobre as pessoas que querem aprender, muitos dos que ensinam não tem a menor noção do que estão falando. Ler o que está escrito pelo “fulano” ou “beltrano” em um livro teológico qualquer criança de cinco ou seis anos é capaz de fazê-lo, a questão é assimilar e transmitir aquilo que o “fulano” ou “beltrano” ensinou nos seu comentário.

Fico impressionado com os detalhes, os mínimos detalhes, da Palavra de Deus que muita das vezes passam despercebidos por nós e que tem uma enorme mensagem a nos transmitir. Por exemplo, no texto em que o Senhor Jesus mandou que fizéssemos discípulos por todo o mundo tem uma mensagem implícita que poucas pessoas falam dela. Neste texto o Senhor Jesus está dizendo claramente que qualquer pessoa que se dispuser (depois de convencido pelo Espírito Santo) a segui-Lo será sempre discípulo, ou seja, em todo o tempo o tempo todo precisamos estar aprendendo… Aprendendo e… Aprendendo. O que queremos dizer é que ao fim deste trimestre continuaremos discípulos e, mesmo que esgotemos todos os comentários que se tem a respeito da doutrina do Espírito Santo, jamais aprenderemos tudo o que este precioso assunto tem a ensinar.

Como criaturas limitadas e finitas, não pode haver em nós, nenhuma dificuldade para admitir que é completamente impossível e, ou pensar arrogantemente que podemos compreender totalmente o Deus Todo-Poderoso. Todavia, quando temos o Espirito Santo como aliado, tanto para ler e compreender as escrituras, bem como, pratica-la, enxergamos com mais clareza os ensinos doutrinários contidos na Bíblia Sagrada. E, o objetivo principal de todos os que estudam a palavra de Deus, sem duvida alguma, não é se abastecer de argumentos para discutir religião e, muito menos, demonstrar conhecimento teológico, mas unicamente o de ver a Jesus Cristo e de nos inteirarmos mais acerca de Deu, pois, como testemunhas do Senhor, devemos anuncia-Lo ao mundo. Esse é o nosso papel – falar do amor de Deus. Quem vai convencer quem nos ouve é o Espírito Santo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

One thought on “O Espírito Santo possui todas as faculdades e os atributos da personalidade.

  • Pr Rafael Cajé

    Concordo plenamente ..com. a parte fazer discípulos….as pessoas lêem como ganhar almas..como se fossem evangelizar..na verdade fazer discípulos e treinar outra pessoa ..ou seja discipular outra pessoa…Jesus mesmo diz…Mt 28.19-20… Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.