"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

As Sagradas Escrituras transmitem toda a doutrina da salvação.

Apocalipse 22: 18-19
 “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; e, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida e da Cidade Santa, que estão escritas neste livro”.

O registro que João fez nestes dois versículos, é uma advertência dada àqueles que poderiam propositadamente distorcer a mensagem desse livro. Moisés proferiu uma advertência semelhante em Deuteronômio – “Agora, pois, ó Israel, ouve os estatutos e os juízos que eu vos ensino, para os cumprirdes, para que vivais, e entreis, e possuais a terra que o Senhor, Deus de vossos pais, vos dá. Nada acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor, vosso Deus, que eu vos mando”. Nós, também, devemos manusear a Bíblia com cuidado e grande respeito para, mesmo sem intenção, não distorcermos sua mensagem. Devemos rapidamente colocar seus princípios em prática em nossa vida. Nenhuma explicação ou interpretação humana da Palavra de Deus deve receber a mesma autoridade que o texto propriamente dito.

Outra atitude que devemos ter o cuidado de evitar é a de escolhermos deliberadamente por crer somente em determinadas partes da revelação de Deus e rejeitarmos outras partes que não gostamos, bem como a de ensinar nossas próprias ideias como se estas fossem a própria Palavra de Deus. Como ocorreu no princípio da raça humana na terra, deixar de cumprir plenamente a Palavra de Deus é questão de vida e morte.

No livro de Apocalipse, Jesus oferece extenso testemunho a respeito da autoridade e finalidade da profecia. Ele comissionou João para escrever o livro, mas ele mesmo foi o seu autor. Advertências como as que João registrou nesses versículos, também foram escritas por Moisés (como mencionado acima), por Agur, filho de Jaque, de Massá, em Provérbios – “Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda, e sejas achado mentiroso”, e, também, por Jeremias – “Assim diz o Senhor : Põe-te no átrio da Casa do Senhor e dize a todas as cidades de Judá que vêm adorar à Casa do Senhor todas as palavras que te mandei que lhes dissesses; não esqueças nem uma palavra”. Todo aquele que tentar falsificar, atenuar, alterar ou interpretar incorretamente a verdade incorrerá nos juízos descritos nesses versículos.

Este livro, a Bíblia Sagrada, inspirado é para nosso eterno benefício e aviso. É a Palavra de Deus; não pode ser desprezado como palavra de homens. O Apocalipse é o único livro da Bíblia que contém uma promessa especial aos leitores obedientes – “Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas” – e ao mesmo tempo pronuncia uma maldição sobre os que alterarem seu conteúdo.

FELIZ 2022!

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal.
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.
– Bíblia de Estudo MacArthur.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.