"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Em Cristo descobrimos a justiça de Deus: o justo viverá pela fé.

Romanos 1: 17
 “Porque nele (no evangelho de Cristo) se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé”.

O conceito bíblico para fé se distingue, na aplicação, daquilo que os dicionários seculares dão como definição. Geralmente os dicionários seculares definem fé como sendo uma confiança absoluta (em alguém ou em algo); crédito. Neste caso a fé pode estar estabelecida sobre qualquer coisa, porém, a Bíblia diz que fé “… é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem”. Neste sentido, a fé não é somente uma confissão a respeito de Cristo, mas também uma ação dinâmica, que brota do coração do crente que quer seguir a Cristo como Senhor e Salvador.

O conceito de fé no Novo Testamento abrange quatro elementos principais. Primeiro: fé significa crer e confiar firmemente no Cristo crucificado e ressurreto como nosso Senhor e Salvador pessoal. Importa em crer de todo coração, ou seja, entregar a nossa vontade e a totalidade do nosso ser a Jesus Cristo tal como Ele é revelado no Novo Testamento.

Segundo: fé inclui arrependimento, desviar-se do pecado com verdadeira tristeza – “Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte” – e voltar-se para Deus através de Cristo. Fé salvífica é sempre fé mais arrependimento.

Terceiro: A fé inclui obediência a Jesus Cristo e à sua Palavra, como maneira de viver inspirada por nossa fé, por nossa gratidão a Deus e pela obra regeneradora do Espírito Santo em nós. É a “obediência que provém da fé”. Logo, fé e obediência são inseparáveis. A fé salvífica sem uma busca dedicada da santificação é ilegítima e impossível.

Por último, a fé inclui sincera dedicação pessoal e fidelidade a Jesus Cristo, que se expressam na confiança, amor, gratidão e lealdade para com Ele. A fé, no seu sentido mais elevado, não se diferencia muito do amor. É uma atividade pessoal de sacrifício e de abnegação para com Cristo.

Fé é uma palavra muito significativa. Implica fidelidade a Deus e confiança absoluta nEle, como aquela demonstrada pelas pessoas que iam a Jesus à procura de cura. Fé pode ser definida positivamente como uma esperança segura, inabalável, ou negativamente, como uma crença infecunda que não redunda em boas obras. Não é necessário praticar boas obras para alcançar a salvação; se fosse, esta seria apenas mais um feito humano, e Paulo deixou bem claro, em seus ensinos, que as obras não nos podem salvar. Embora a fé seja uma dádiva concedida por Deus, porque Ele deseja nos salvar, é a graça de Deus, e não a nossa fé, que nos salva. Em sua misericórdia, ao nos salvar, Deus nos concede a fé, a fim de que tenhamos um relacionamento com seu Filho, que nos ajuda a ser como Ele. Por meio dessa fé, que recebemos do próprio Deus, passamos da morte para a vida.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Bíblia de Estudo Pentecostal (pág. 1704, extraído e adaptado)
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.