"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 1ºtrim 2017, Quarta-feira – Não existe condenação para aqueles que estão em Cristo

Rm 8:1-2
Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito. Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.”

 

Paulo no cap. 7 de Romanos, faz uma analogia muito prática da nossa situação com a lei (Lei de Deus). O nosso casamento com a lei tinha tudo para ser perfeito, a lei na condição de “madona” é “boa, perfeita e agradável”, o relacionamento tem tudo para ser duradouro, entretanto, ela vive “apontando” nossos deslizes e falhas, ela é extremamente zelosa e rígida de forma que não consentirá o erro, por mais insignificante que seja, consequentemente, a frieza e dureza com as quais somos tratados pela lei, acarreta uma deterioração do “casamento”, não porque ela é dura e irredutível, mas porque somos indisciplinados, ou seja, em muitas ocasiões não aceitamos a repreensão.
A solução para o problema é difícil, o que fazer?

O escape que Deus proporciona a nós é somente um: Somos levados ante a um tribunal, e nesse tribunal jurídico, está o réu (nós), a “madona” acusadora (lei), o advogado (Jesus) e o supremo Juíz (Deus Pai). As acusações que pesam sobre nós, são todas verídicas e não há outro veredito a ser pronunciado que não seja o cumprimento da sentença (“a alma que pecar essa morrerá”), então o Advogado, fazendo o uso competente da palavra, se oferece como solução para o problema, e diz: “Ilustríssima Lei, grandiosos são os teus princípios, ilustres os teus preceitos, louváveis os teus objetivos, entretanto o seu papel é unicamente o de revelar as falhas. Vossa Senhoria não pode ir além disto. Vossa Senhoria é incapaz de proporcionar ao réu, qualquer possibilidade de inocência. Por isso, Eu, a partir deste momento assumo toda a culpa deste réu, e me disponho a ter a sentença cumprida sobre mim. Deste momento em diante este réu está morto para ti. Vossa Senhoria não tem mais jurisdição sobre ele, de modo que toda a condenação que pesava sobre ele, estão sendo transferidas a mim.”

A lei que rege nossas vidas como cristãos,  é a Lei do Espírito da Vida, pois morremos para a lei que nos acusava do pecado, e que não podia fazer nada para nos livrar da sentença de morte.

Deus te abençoe e proteja.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.