"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Uma luta na esfera espiritual.

Mateus 12: 25-28
Jesus, porém, conhecendo os seus pensamentos, disse-lhes: Todo reino dividido contra si mesmo é devastado; e toda cidade ou casa dividida contra si mesma não subsistirá. E, se Satanás expulsa a Satanás, está dividido contra si mesmo; como subsistirá, pois, o seu reino? E, se eu expulso os demônios por Belzebu, por quem os expulsam, então, os vossos filhos? Portanto, eles mesmos serão os vossos juízes. Mas, se eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente chegado a vós o Reino de Deus.”

Sempre digo que se Satanás se apresentasse expondo suas verdadeiras intenções e revelando seu inerente caráter, seria muito fácil fazer resistência a ele e escaparmos de suas ciladas tornando suas intenções para conosco frustradas. O problema é que não é assim que acontece, muito pelo contrário, tudo quanto Satanás faz, ele usa de excelente dissimulação, chegando ao extremo em se disfarçar em anjo de luz para enganar os fiéis servos de Deus.

Certa vez, Jesus elogiou a atitude de um homem que discernindo o desenrolar das suas práticas pecaminosas, soube aproveitar as oportunidades que apareceram para prover sustento no futuro – “E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sua geração do que os filhos da luz”. Não estou dizendo que Jesus aprovou ou concordou com a forma daquele mordomo trabalhar, mas, elogiou a atitude que ele teve ao pensar no futuro. A lição que Jesus quer nos transmitir é que, em determinadas situações, alguns dos filhos deste mundo agem com mais cautela que nós, crentes e fiéis a Deus, embora a visão e discernimento que eles (os filhos deste mundo) têm é estritamente temporal e terrena, é interessante observar que eles agem desta forma, com prudência, na maioria das vezes, sem nenhum conhecimento da Bíblia Sagrada e sem nenhum tipo de relacionamento ou temor do Senhor.

Uma das grandes dificuldades que muitos crentes enfrentam, na condição de filhos de Deus, é superestimar essa condição. Tais crentes se veem acima das outras pessoas, acima das leis, acima dos deveres e obrigações seculares, acima das sanções previstas para os que burlam ou infringem as leis e, acima das exigências bíblicas feita aos que anseiam por entrar nos Céus.

A batalha na esfera espiritual é tão acirrada quanto na esfera carnal e, com o mesmo esforço que fazemos oposição aquela, devemos nos opor a esta. Uma batalha travada na esfera espiritual, requer do combatente discernimento espiritual e prudência. Não adianta estar de posse de toda a armadura de Deus se não tivermos prudência, discernimento e sabedoria. De nada adianta um soldado ter em suas mãos a arma com o maior poder de destruição, se não tiver assimilado tudo quanto foi instruído para um melhor aproveitamento do poder da arma. É o mesmo que alguém que não sabe dirigir comprar um carro de fórmula um.

Algumas vezes somos tentados a por Deus a prova. Somos tentados, fundamentados na Bíblia, a não fazer nenhum investimento, seja este de qualquer natureza, pois temos a promessa de que “Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir …”, sendo assim, algumas vezes, Satanás nos tenta, induzindo-nos a exigir esse cuidado de Deus para conosco, e assim, tudo o que vem as nossas mãos é desperdiçado de maneira displicente.

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.”

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.