"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 09/ 1ºtrim 2017, Segunda – Deus é o único Senhor.

Deuteronômio 6:4
Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR”.

Esta declaração é o “Shema” judaico. É o credo do judaísmo. Por esta declaração, Israel deveria testemunhar às nações do Deus Único e Soberano. Os judeus devotos, em todo o mundo, recitam este “shema” duas vezes por dia. As crianças judias, assim que aprendem a falar, são ensinadas a recitar o “shema“. Os judeus foram tão sistemáticos na obediência aos mandamentos, de forma que se esqueceram da pronúncia do tetragrama “YHWH”, eles não pronunciavam esta palavra, tamanho era o temor e respeito deles. 

O nome de Deus é especial porque traz a sua identidade pessoal. Nas Escrituras Sagradas, o nome está intimamente ligado à pessoa, indicando o seu próprio caráter. O Terceiro Mandamento nos diz que quando nos lembramos do nome de Deus, devemos preparar-nos para render-lhe culto porque as verdades que sabemos sobre alguém são despertadas quando pronunciamos o seu nome. A proibição de usar o nome de Deus “em vão” ocorre em função de o mesmo estar intimamente ligado ao caráter divino.
Na Bíblia, a palavra “vão” significa “vazio”, “sem conteúdo”, “sem valor”, “não produtivo”, portanto, pronunciar o nome de Deus em vão demonstra um desprezo para com o Deus Todo-Poderoso.
O que é, então, pronunciar o nome de Deus em vão? É usar o nome do nosso Deus com irreverência, com hipocrisia, criando uma falsa imagem de Deus ou usando o nome Dele para manipular as pessoas. Estamos usando o nome de Deus com irreverência quando o pronunciamos no meio das “piadas”, mesmo que sejam “piadas gospel”; com hipocrisia, quando nosso comportamento não é coerente com a vida que professamos; as vezes criamos uma falsa imagem de Deus transformando-o num carrasco, quando fazemos ameaças as pessoas dizendo que Ele vai castiga-las e, por último, manipulamos as pessoas com “recados” que Ele não mandou.

Este versículo declara que Deus, é o Deus de Israel e não só isso, Ele é o único Deus que diferente dos deuses pagãos, Ele é o mesmo em qualquer lugar. As divindades pagãs variam de acordo com as culturas, Deus (JEOVÁ), não. O seu caráter e atributos são os mesmos independentemente de qual a nação ou povo o adora. A nação ou povo que for fiel a Ele, receberá como recompensa a prosperidade e paz.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.