Devocional lição 10/ 1ºtrim 2017, Sábado – Mansidão, essencial ao ensino.

II Timóteo 2:25
Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se, porventura, Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade

O homem carnal está sempre se opondo a tudo quanto é inerente as verdades divinas, está sempre causando transtorno, pois o desejo que impera dentro de si, não está fundamentado nas verdades bíblicas nem busca o bem comum de todos. Seu principal objetivo é pura e simplesmente egoísta. 

Algum tempo atrás, ouvi de um irmão que na Bíblia não está escrito que crente deve ser bobo e covarde. Naquela hora concordei com ele, ora, se Jesus deu chicotadas nos outros por que eu não posso dar também, afinal somos imitadores Dele.
O que eu não sabia naquele tempo, pois era um crente neófito, era da existência do maravilhoso fruto que o Espírito Santo produz em nós, e que uma das características deste fruto é a mansidão. Hoje, ainda aprendendo muito sobre toda essa maravilhosa benção, entendo que ser manso não é ser covarde ou bobo, mas é ter aprendido com próprio Senhor Jesus a lidar com todo o tipo de situação sem perder a paciência, sem ser descortês e sem perder as características de servo de Deus, entendo hoje, o motivo da ira santa de Jesus no templo com os cambistas e comerciantes.

Jamais atrairemos alguém para nosso meio se tratarmos as pessoas com brutalidade ou impaciência. Jamais convenceremos as pessoas dos seus erros agindo da mesma forma que elas. Antes de apresentarmos Jesus a alguém, as pessoas devem ver Jesus em nós. Não posso indicar um tratamento, sem primeiro mostrar os efeitos deste tratamento em mim. Evangelizar é anunciar o que as Boas Novas de Cristo podem fazer nas vidas das pessoas, não simplesmente por um Bíblia debaixo do “sovaco” e sair perambulando dizendo a qualquer um que “Jesus te ama”, o evangelizador deve, primeiro, deixar evidente o que as Boas Novas de Cristo fizeram na sua própria vida, e com isso tentar influenciar aquele que ouve a desejar a mesma experiência.
Evangelizar é insistir, mesmo quando há oposição ao evangelho. Mas, insistir com mansidão, pois, instruindo os que se opõem, é o único modo de resgatá-los do cativeiro de Satanás. O propósito de um evangelizador não é vencer discussões, mas sim ganhar almas. Ele deseja que as pessoas enganadas se arrependam e reconheçam a verdade.

Não é fácil para o servo de Deus pregar a Palavra. Satanás opõe-se e tenta armar ciladas para seus ouvintes. Além disso, as pessoas são naturalmente difíceis de ensinar. Gostam de discutir “questões insensatas e absurdas” e não têm desejo algum de alimentar-se da Palavra nutritiva de Deus. Até que tenhamos passado por essa experiência, não imaginamos quanto é difícil transmitir verdades espirituais a algumas pessoas.
Seria muito mais fácil ignorá-las! Mas, então, se tornariam presas para Satanás. Devemos ser pacientes e gentis, ensinando a Palavra de Deus com mansidão. Não basta expor o erro e refutá-lo; também é preciso ensinar verdades positivas e firmar os santos na fé.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Devocional lição 10/ 1ºtrim 2017, Sábado – Mansidão, essencial ao ensino.

  • 7 de março de 2017 em 00:24
    Permalink

    Amém , ontem no domingo tivemos a escola biblica dominical e aprendi sobre a mansidão e no mesmo dia fui provada e coloquei em pratica tudo que aprendi , nossa foi dificil mas consegui para a honrra e glória do nosso Deus!

    Resposta
    • 7 de março de 2017 em 07:22
      Permalink

      Isso é MARAVILHOSO!
      Que o Espírito Santo continue a te usar, produzindo em você todas as virtudes do Seu fruto.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.