"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 01/ 2º trim 2017, Sábado – Diariamente precisamos aprimorar nosso caráter.

Salmo 1:1
Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores”.

Israel era um povo singular e separado; estava no meio das nações, mas não devia ser contaminado por elas “ … eis que este povo habitará só, e entre as nações não será contado …”. A aliança de Deus com Israel deixava claro que ele abençoaria a obediência e julgaria a desobediência. Este salmo prescreve as condições necessárias, os pré-requisitos que deveriam ser cumpridos para se alcançar as bênçãos de Deus.

A mesma palavra, as mesmas condições, os mesmos requisitos, os mesmos ensinos se aplicam a Igreja de Cristo, nos dias de hoje: estamos no mundo, mas não somos do mundo. Devemos nos guardar de ter amizades com o mundo que nos levem a ser maculados por ele e até mesmo a sentir amor pelo mundo. O resultado será a conformação com o mundo e, se não nos arrependermos, seremos condenados com o mundo. É bom ressaltar que quando nos referimos ao mundo não estamos falando das pessoas em si, mas do sistema que governa o mundo ditando suas regras.
É aos poucos que mudamos para uma situação de pecado e de desobediência. Se seguirmos os conselhos errados, ficaremos com as companhias erradas e, por fim, nos assentaremos com as pessoas erradas.
O varão descrito neste verso é alguém que cumpre os pré-requisitos, e, portanto, será abençoado por Deus.

“Andar segundo” ou aceitar o conselho do ímpio, é dar ouvido a determinadas pessoas que agem, persistentemente, com perversidade, tais pessoas têm prazer e praticar o que é mal. Não devemos andar com tais pessoas para não sermos influenciados pelo seu caráter. Este é o primeiro passo a declinação do caráter.
“Deter-se no caminho” refere-se ao segundo estágio da queda. Se dermos ouvidos aos conselhos dos ímpios, passamos, então, a praticar os mesmos pecados que eles. Os pecadores, neste caso, são aqueles que desobedecem a Deus, e não se importam com isso.
Ao aceitarmos os conselhos, passamos a praticar o que nos foi aconselhado e, por fim, estamos unidos a eles. Assentar indica alguém que está unido às ideologias, conceitos, sentimentos, prazeres e atitudes que desagradam a Deus. Escarnecer é menosprezar as leis de Deus e ridicularizar tudo o que é sagrado.
Portanto, os verbos, andar, se deter, se assentar, descrevem os passos característicos do perverso que o crente tem que evitar: aceitação dos princípios dos ímpios, participação das práticas de pecadores declarados e finalmente a união com aqueles que zombam abertamente de tudo o que diz respeito a Deus.

Nosso caráter cristão deve ser aprimorado a cada dia, para que nosso testemunho possa influenciar aqueles que ainda estão em trevas, a ponto de levá-los a querer viver da forma como vivemos na presença de Deus. Nada que é inerente ao sistema deste mundo pode exercer sobre nós algum poder influenciador, pelo contrário, nós é que devemos influenciar, sistematicamente, as pessoas a fim de conduzi-as a Cristo.

A restauração do caráter se dá quando recusamos todas as coisas que contrariam os parâmetros de Deus e passamos, então, a meditar constantemente nos ensinamentos divinos.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.