"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 02/ 2ºtrim 2017, Sexta-feira – Abel, um caráter liberal para ofertar.

Gênesis 4:4
E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas e da sua gordura; e atentou o SENHOR para Abel e para a sua oferta”.

No que diz respeito sobre o “culto” de Abel, encontramos na Bíblia a seguinte declaração: ”Pela fé, Abel ofereceu a Deus mais excelente sacrifício do que Caim; pelo qual obteve testemunho de ser justo, tendo a aprovação de Deus quanto às suas ofertas. Por meio dela, também mesmo depois de morto, ainda fala”. Bom, diante disto, podemos fazer as seguintes observações:

– O que o autor de Hebreus quis dizer com “mais excelente sacrifício”? Provavelmente esteja querendo nos dizer que a oferta de Abel não só foi maior (não se refere a proporção, mas a valor), como também foi melhor (não se refere a qualidade, mas num sentido geral entre oferta e ofertante) do que a de Caim. Não estou dizendo que Deus atenta somente para essas condições de ofertas, primeiro Ele vê o coração do ofertante.

– Observamos também que por causa da oferta de Abel, ele recebeu testemunho de homem justo. A palavra justo, empregada aqui, não se refere a justificação de pecados, mas fala de caráter, e quem deu o testemunho do caráter justo de Abel foi o próprio Senhor Jesus.

– Tanto a atitude de Abel em ofertar pela fé e o ato de Deus em aprovar a oferta, deixa claro que Abel seguiu uma ortodoxia na forma de cultuar, enquanto que seu irmão, talvez, tenha inventado sua própria maneira de adorar a Deus. A aceitação da oferta de Abel certamente foi recebida por Deus, não somente em função de sua qualidade, mas, também, especialmente por sua fé!

Em hipótese alguma, um homem cujo caráter é justo, agirá de maneira que contrarie seu caráter. Em simples palavras, Abel foi o que Caim teve a oportunidade de ser e também serve de exemplo para nós crentes.
Abel é um exemplo da adoração a Deus que manifesta diante dos homens que ele era justo!    Abel é um exemplo de fé, que apesar das poucas pessoas (seu pais) que testemunharam de Deus e sobre Sua adoração, o fez corretamente.
Abel é um exemplo de justiça, pois foi morto em função de sua adoração e fé genuína.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.