Devocional lição 06/ 2º trim 2017, Quarta-feira – Amigo mais chegado que um irmão.

Provérbios 18:24
O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão

Amigo é o nome que se dá a um indivíduo com quem se mantém um relacionamento de afeto, consideração e respeito. O amigo é aquele que possui uma grande afeição por uma ou mais pessoas, que é leal, que protege e faz o possível para ajudar sempre. Para denominar uma pessoa de amigo, necessariamente, não é preciso se conhecerem há muito tempo, muitas amizades começam repentinamente e ganham importância por diversos motivos. Amigo é aquela pessoa que se confia acima de qualquer coisa, que está sempre disposto a ajudar, seja em situações boas ou ruins. 

Como identificar o amigo? De tudo que a Bíblia fala sobre amizades, devemos aproveitar algumas lições importantes. Entre elas:

  • Escolher cuidadosamente os nossos amigos, evitando amizades que nos levariam ao pecado.
  • Valorizar amigos que nos corrigem quando erramos.
  • Cortar amizades que prejudicam a nossa vida espiritual, especialmente quando os “amigos” incentivam o pecado e participação em religiões falsas.
  • Ser amigos fiéis e de confiança, especialmente nos momentos difíceis quando os amigos mais precisam de nós.
  • Sempre manter nossa relação com Deus acima de qualquer amizade humana, confessando a nossa fé no meio de uma geração perversa.

A amizade entre Jônatas e Davi era uma aliança de amor, um exemplo de amizade que tem muito a nos ensinar sobre o real significado e importância da amizade verdadeira. Na literatura das ciências sociais que tratam sobre o tema, a amizade é vista em geral como uma relação afetiva e voluntária, que envolve práticas de sociabilidade e ajuda mútua e necessita de algum grau de equivalência ou igualdade entre os amigos.
A amizade é um bem que infelizmente tem se tornado cada vez mais difícil de ser encontrado. Muitos se chamam amigos, mas a palavra já perdeu muito de seu real significado. A palavra, amigo, tem um significado muito mais profundo do que se imagina, uma amizade verdadeira é estabelecida por um vínculo muito forte, o vínculo do amor fraternal.

Se porventura você conhece, ou tem algum tipo de relacionamento com alguém que tem as seguintes características: Espírito independente; Ofensas não resolvidas; Passividade; Críticos; Engano e rebeldia, fuja delas!
A lealdade é essencial na vida do crente, temos que atentar para os sinais de deslealdade que podem tentar entrar no nosso coração! É preciso vigiar e sondar o coração sempre! Tornar-se desleal pode ser um processo e todos nós precisamos tomar muito cuidado e pedir que outros nos ajudem se perceberem algo errado em nós.

O termo Lealdade pode ser empregado para se referir a qualquer uma das áreas da nossa vida como crentes, ou seja, em qualquer tipo de relacionamento: social, político, econômico, conjugal, institucional e religioso.
Leal é aquele que procura fazer seu papel para não permitir desconfiança nem lisura no seu caráter. Lealdade é a bandeira da seriedade hasteada quando todos esperam uma atitude de desprezo. Lealdade é caminhar com a viva convicção de que somos um povo do qual não se permite desconfiar.

Quando entendemos o princípio da Lealdade, a honra passa a ser parte do caráter e tudo quanto fizermos será abençoado.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.