"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 07/ 2º trim 2017, Quinta-feira – O mundo e seus habitantes pertencem a Deus

Salmo 24:1
Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam

Da imensidão do universo criado, creio, convictamente, que a Terra é única a partícula deste meio, que Deus escolheu como centro de sua atividade. Não existe outros planetas habitáveis ou que em algum tempo tenha existido vida neles. Não existe vida alienígena, e, não há como sobreviver em outras condições atmosféricas que não seja na Terra. 

Deus, em sua Soberania, escolheu um planeta, formou um povo e separou uma terra, e para lá enviou seu Filho, para que vivesse, ministrasse, morresse e fosse ressurreto dentre os mortos para que os pecadores pudessem ser salvos. A Terra pertence a Deus; tudo o que existe na Terra é de Deus; todas as pessoas que habitam na Terra são de Deus, feitas a sua imagem e responsáveis perante ele. O próprio Deus declarou que toda a Terra é DEle, entretanto, Ele, por Sua bondade, a compartilha conosco. Fomos “convidados” a zelar por este planeta, somos mordomos aqui.

Toda a criação foi, meticulosamente, planejada. Os seres vivos, os elementos da natureza e do universo não foram se formando ao acaso, eles foram planejados por Deus. O caos e a improvisação não são característicos do nosso Deus. Ele é um Deus de planejamento, todos os seus empreendimentos são bem estruturados, e como somos semelhantes a Ele, devemos agir de maneira semelhante.

Rute e Noemi após firmarem aliança e voltarem para Belém, estruturaram um plano meticuloso. Plano esse, que conduziria Rute a presença de Boaz, e que fizesse com que ela achasse graça diante dele. O planejamento e a execução do plano seguiram um critério pré-estabelecido. Da obediência a esse critério, dependia o seu sucesso, a sua vitória.

Temos em nossos dias, muitas pessoas bem-intencionadas. Pessoas com muita disposição, com muito “gás”. Pessoas com condições físicas adequada, saudáveis. Pessoas com um nível intelectual altíssimo, Q.I. (s) elevados. Pessoas estruturadas culturalmente e cheias de conhecimentos, mas que, infelizmente, não têm nenhuma estrutura espiritual.
A busca por uma vida espiritual dinâmica, deve ser planejada e bem estruturada. Não tem como alcançar o conhecimento divino se não houver um plano de leitura diário da Bíblia. O conhecimento divino não é adquirido através de CDs, DVDs, livros de estudos bíblicos ou memorização de versículos bíblicos, ele só pode ser alcançado através da inerrante Palavra de Deus.

Da nossa “mordomia” prestaremos conta ao Senhor, e essa prestação de contas não se refere apenas a vida espiritual, abrange também nossa vida secular. Como diz a Bíblia, daremos conta de toda “palavra ociosa”. Deus nos confiou essa mordomia, e espera que sejamos fiéis em toda obra que realizarmos, independentemente de sua natureza. Essa mordomia está, essencialmente, ligada ao modo de tratar o nosso planeta e de proteger os tesouros que Deus dividiu conosco.

“Do Senhor é a terra”, esta ênfase dada à soberania de Deus sobre a terra habitável e todas as criaturas é uma advertência digna de atenção contra alguns conceitos que limitam Deus a um povo específico, a um grupo religioso específico ou a um templo específico.

Deus te abençoe.
Graça  e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.