"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 09/ 2º trim 2017, Terça-feira – Deus tem domínio sobre os reinos dos homens.

Daniel 4:17
Esta sentença é por decreto dos vigiadores, e esta ordem, por mandado dos santos; a fim de que conheçam os viventes que o Altíssimo tem domínio sobre os reinos dos homens; e os dá a quem quer e até ao mais baixo dos homens constitui sobre eles

Quando se busca as fortunas e riquezas desta terra, e elas estão em abundância a nossa volta, poucas ferramentas são necessárias para encontrá-las. O que é indispensável para encontra-las é muita disposição de trabalhar. Hoje, o mundo cristão enfrenta muitas questões, algumas de natureza nacional ou internacional e outras de natureza espiritual. Parece que uma guerra nuclear pode estourar a qualquer hora para a destruição da civilização como a conhecemos. Isto levanta a questão: quem está no comando de todas as coisas? 

O homem faz os seus editos, estabelece seus decretos, muda datas, modifica os tempos, copia a genética e tenta mudar o futuro. Se esquece ou ignora que todo poder emana de Deus. Nada que o homem faz pode prosperar, se Deus não estiver com suas mãos auxiliando. Deus entregou a terra para o homem cuidar, mas não lhe concedeu poder sobre ela. Somos mordomos e não proprietários.

O rei Josias fez uma belíssima obra de restauração em Judá. Limpou a terra das imagens dos deuses pagãos, restaurou o templo, renovou o culto e conclamou o povo a se voltar para Deus. O povo, mais em respeito ao rei do que em devoção Deus, atendeu ao seu apelo. Foi um “fogaréu” em Judá. O movimento espiritual promovido por Josias incendiou Judá sobremaneira. Mas, ainda faltava uma coisa! Mesmo com aquela intensa atividade espiritual que influenciou toda nação, um avivamento espiritual genuíno não havia acontecido, pois o Livro da Lei estava esquecido dentro do templo.
O homem pode escolher os louvores mais comoventes, pode usar um vocabulário culto nas suas orações, pode decidir pela palavra mais impactante e pode mudar a ortodoxia do culto, porém, sem o poder do Espírito Santo para sensibilizar os que ouvem os louvores, sem o poder do Espírito Santo para tornar a oração eficaz, sem o poder do Espírito Santo para fazer com que a Palavra penetre até a divisão da alma e espírito e, sem o poder presencial do Espírito Santo no culto, tudo será em vão, será apenas movimento. Avivamento não se dá por decreto humano, avivamento só é possível através da pessoa do Espírito Santo e do profundo conhecimento da Palavra de Deus.

A profecia de Hulda, foi concernente a atitude de Josias diante da situação em que se encontrava o Livro da Lei, e não pelo movimento que ele tinha promulgado anteriormente. Josias entendeu que, nenhum movimento, por maior que seja, pode promover, nas pessoas, mudanças. As pessoas só podem ser mudadas pelo poder de Deus, contido na sua Palavra.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.