"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional Lição 07/ 3º trim 2017, Quarta-feira – O perdão dos pecados está disponível a todos.

Atos 10:43
A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele creem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome

Abandonar o pecado e buscar a Deus são as condições e os preparativos para a salvação. Estritamente falando, não há mérito nem no arrependimento nem na fé; pois tudo quanto é necessário para a salvação já foi providenciado a favor do penitente. Pelo arrependimento o penitente remove os obstáculos à recepção do dom; pela fé ele aceita o dom. Mas, embora sejam obrigatórios o arrependimento e a fé, sendo mandamentos, é implícita a influência ajudadora do Espírito Santo. 

Ao homem, que Deus aceita por causa de Cristo e a quem dispensa as bênçãos do Evangelho da Graça, são exigidas condições para salvação. As Escrituras apresentam o arrependimento e a fé como condições da salvação. São a fé e o arrependimento apenas medidas preparatórias à salvação? Ambos acompanham o crente durante sua vida cristã; o arrependimento torna-se em zelo pela purificação da alma; e a fé opera pelo amor e continua a receber as coisas de Deus. A fé é o instrumento pelo qual recebemos a salvação, fato que não se dá com o arrependimento. O arrependimento ocupa-se com o pecado e o remorso, enquanto a fé ocupa-se com a misericórdia de Deus.

Ha três elementos que constituem o arrependimento segundo as Escrituras: Intelectual – isso acontece quando a pessoa compreende, mediante a pregação da Palavra, que não está em harmonia com Deus. Emocional – despertado da sua condição, há no homem uma autoacusação e tristeza sincera por ter ofendido a Deus. E prático – reconhecendo sua condição, o homem toma uma atitude, e se propõe mudar de vida e voltar-se para Deus; o resultado prático é que ele produz frutos dignos do arrependimento.  De que maneira o Espírito Santo ajuda a pessoa a arrepender-se? Ele a ajuda aplicando a Palavra de Deus à consciência, comovendo o coração e fortalecendo o desejo de abandonar o pecado. Por isso, a blasfêmia contra o Espírito Santo não tem perdão. Ora, como haverá perdão, se o agente do arrependimento não estiver agindo no blasfemo?

Sendo assim, por causa da corrupção da vontade, o homem não deseja a salvação, o que determina a salvação é a vontade de Deus. Assim toda e qualquer pessoa que é salva, não o é por vontade própria, mas pela vontade de Deus. Isto não significa que aquele que vai à Cristo, faz isto contra a sua vontade. Significa, sim, que Deus renova, soberanamente, a vontade humana corrompida, para que o homem, em harmonia com sua vontade renovada, vá livremente à Jesus, o Salvador.

O ser humano, sofreu avarias seríssimas em todas as suas faculdades. Desta forma, o homem não pode escolher a salvação, porque a sua faculdade de escolha, causa imediata de todas as ações, não funciona corretamente. Em outras palavras, o homem não pode ir à Jesus para ser salvo porque não quer. Não quer, porque as suas faculdades intelectivas e afetiva também foram contaminadas. Isto é, o seu entendimento e as suas afeições não funcionam corretamente. E como, por causa desta contaminação, não há nenhuma possibilidade do pecador compreender, amar e desejar as verdades de Deus, a Bíblia fala desta contaminação em termos de morte espiritual. Morto! É assim que a Bíblia descreve a situação do homem. Sendo assim, ninguém poderá ser salvo, a menos que seja purificado desta contaminação, a menos que receba vida, a menos que seja regenerado, isto é, espiritualmente gerado outra vez. É exatamente esta a obra do Espírito Santo na salvação do pecador.

Deus te abençoe.
Graça e Paz

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.