"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 08/ 3º trim 2017, Quarta-feira – O Senhor Jesus Cristo é a cabeça do Corpo da Igreja.

Efésios 1:22-23
E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos

O mais importante na estrutura da Igreja de Cristo e que lhe dá a razão de ser e de existir, é que ela seja realmente constituída de um povo que, de acordo com as palavras de Jesus, tenha sido tirado para fora do mundo. Essa realidade deve estar evidenciada, de modo bem explicito, pelo próprio significado do termo “ekklesia”. Essa palavra é composta por outras duas palavras que dão o sentido exato de alguém que é “chamado para fora”. Seja a interpretação literal ou alegórica, o que tem que estar em evidencia na vida da “Igreja de Cristo” é a obediência em viver de uma forma radicalmente contrária ao sistema do mundo. 

Sem Ele nada do que foi feito se fez

A Igreja de Cristo não pode ser vista como uma organização ou sociedade. Quando isso acontece, percebe-se, instantaneamente, que Jesus não é o centro absoluto de tal igreja. A Igreja de Cristo é um organismo vivo, e a Bíblia se refere a ela como sendo o “corpo” de Cristo. É um corpo vivo e não inanimado.
Foi Jesus quem comprou a Igreja com seu sangue e morreu para ser o seu Senhor. A Bíblia usa vários símbolos que apontam de modo claro o lugar que Jesus tem e deve ocupar na Igreja. Jesus ressuscitado é o mais importante credo da Igreja.

A Igreja como corpo de Cristo é um organismo vivo formado por aqueles que pela salvação receberam uma nova vida através de Jesus, aquele que vive em nós. É um corpo cuja cabeça é o próprio Cristo, que é o Salvador desse mesmo corpo. Como um corpo não pode existir sem cabeça, assim também a Igreja não tem nenhuma condição de subsistir sem Cristo, sua cabeça. Não obstante, Cristo é também a rocha sobre a qual todos os membros da Igreja, individualmente, devem estar fundados e edificados, gozando da firmeza e segurança que uma rocha proporciona aos que sobre ela edificam.

Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, do qual todo o corpo, bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor

Quando Deus projetou a igreja, determinou que cada crente possuísse uma responsabilidade pessoal e definida na execução da grande obra que a ela foi confiada. Nenhum membro do corpo é sem importância, antes todos têm responsabilidade na execução daquilo que cabe ao corpo fazer. A Bíblia diz que Deus entregou talentos a cada crente. Cada membro está investido de responsabilidade pessoal para tomar parte nas atividades da Igreja. Por isso, a Igreja primitiva desempenhou seu papel de forma extraordinária, pois seus membros tomavam parte ativa nas atividades da igreja, tornando-a tão poderosa na evangelização.

Há uma palavra profética em Marcos 13:34, e ali, enfaticamente, Deus diz que cada um tem uma obra a realizar. O que nos resta a dizer a Igreja de hoje é: Esse “é o bom caminho, andai por ele”.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.