"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 08/ 3º trim 2017, Quinta-feira – A Igreja é a Casa de Deus.

I Timóteo 3:15
Mas, se tardar, para que saibas como convém andar na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, a coluna e firmeza da verdade

No Antigo Testamento, Deus mandou levantar o Tabernáculo para habitar com o seu povo e encheu-o com a glória divina. Depois da nação estabelecida, foi erguido o Templo, e da mesma forma, Deus se manifestou no Templo e prometeu que os seus olhos e o seu coração estariam ali para sempre. No Novo Testamento, Deus prometeu fazer da Igreja sua morada. Jesus confirmou essa promessa: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou Eu no meio deles”. Na dispensação que vivemos, Deus se manifesta na Igreja, através do Espírito Santo. Por isso, importa que a Igreja esteja cheia do Espírito Santo. 

No entanto, deve ficar bem entendido, que quando dizemos que a Igreja é a casa de Deus, não estamos dizendo que Ele mora “fisicamente” naquele endereço, mas que a Igreja Lhe pertence, é propriedade particular DEle e, sendo assim, Ele tem um zelo especial por ela. Também devemos ter em mente que “igreja” não se aplica somente a instituição, nós, individualmente, somos “igreja” de Cristo, ou seja, somos a “casa” de Deus.

Quando me refiro a Igreja de Cristo, não estou fazendo menção de nenhuma denominação, estou falando das “Igrejas Fiéis” (crentes) que existem dentro das denominações, conforme já escrevi anteriormente que existem igrejas dentros das igrejas. Existem vários tipos de “congregação”, mas a Igreja de Cristo é congregação de Deus. Uma vez que ela pertence ao Deus vivo, Ele tem o direito de dizer como ela deve ser governada. A igreja foi comprada com o sangue do Filho de Deus, portanto, devemos cuidar com o modo como nos portamos. É nesse ponto que reside um grande problema: Deixarmos ser governados. Ora, se habito na Congregação dos Salvos, na Igreja de Cristo, na morada de Deus e, concomitantemente, sou Templo do Espírito Santo, devo permitir que Deus tenha acesso a todos os cômodos da Sua “casa”. Nosso erro está em deduzir que Deus só quer nosso coração. Não! Deus não quer só o nosso coração! Ele quer toda a “casa”. Ele quer livre acesso a toda a “casa”. Igreja é aquele corpo de crentes que tem recebido e estão sendo guiados, pelo Espírito Santo. A verdadeira Igreja de Deus é um organismo espiritual.

Visto que é através da presença do Espírito Santo numa pessoa que identifica e une o povo de Deus, a Igreja é então um organismo espiritual. Cada membro individual é também um templo do Espírito Santo. Na Igreja o ambiente deve ser de solidariedade, encorajamento e alimentação espiritual. Deus tem dado graças espirituais a todos os membros para a edificação do corpo. Estas graças devem de ser exercitadas com amor. Amar uns aos outros estabelece a credibilidade dos membros como discípulos de Jesus Cristo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.