Devocional lição 09/ 3º trim 2017, Quarta-feira – Deus é santo.

Levítico 19:2
Fala a toda a congregação dos filhos de Israel e dize-lhes: Santos sereis, porque eu, o SENHOR, vosso Deus, sou santo

O tempo todo o pecado no assedia, durante as vinte e quatro horas do dia, somos tentados. Jesus foi tentado e não foi apenas no deserto; Ele foi tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecar. Ele foi assediado como nós somos assediados, a única diferença é que Ele nunca cedeu a uma única tentação. 

A santidade de Deus significa a sua absoluta pureza moral; ele não pode pecar nem tolerar o pecado. O sentido original da palavra “santo” é “separado”. Em que sentido está Deus separado? Ele está separado do homem no espaço, Ele está no céu, o homem na terra. Ele está separado do homem quanto à natureza e caráter, Ele é perfeito, o homem é imperfeito; Ele é divino, o homem é humano; Ele é moralmente perfeito, o homem é pecaminoso. Vemos, então, que a santidade é o atributo que mantém a distinção entre Deus e a criatura. Não denota apenas um atributo de Deus, mas a própria natureza divina.

A santidade é uma substancia própria da natureza de Deus, e não somente uma expressão de um comportamento santo. Quando Deus diz: “Sou Santo”, Ele está expressando que DEle emana toda fonte de santidade.
Não somente o Deus Pai é santo, mas também o Deus Filho e o Deus Espírito Santo também o são. Essa santidade que é um atributo das três personalidades da Trindade, é evidenciada no clamor dos Serafins: “Santo, Santo, Santo é o SENHOR dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.

Deus quer que os homens vivam em intima comunhão com Ele. Porém, isso só é possível quando os homens aceitam as condições exigidas por Deus. Ele diz: “Sedes santos, porque Eu sou santo”. Deus tem, na sua santidade, decretado leis e normas que expressam Sua vontade, às quais os homens tem de se sujeitar e obedecer. Deus quer conduzir os homens no caminho da santidade, porque deseja que “sirvamos a Deus agradavelmente, com reverencia e temor”.

Deus, porém, na Sua santidade, sente tristeza quando Sua vontade não é respeitada pelos homens. Deus ama a justiça e aborrece a iniquidade. Ele não pode tolerar o pecado. Por isso as nossas iniquidades fazem divisão entre nós e nosso Deus, fazendo com que Ele esconda seu rosto de nós, não nos ouvindo.

Somente Deus é santo em Si mesmo. A palavra “santo”, quando se aplica a pessoas ou a objetos, é um termo que expressa sua relação com Deus, pelo fato de estar separado para o seu serviço. Sendo separados, tais objetos precisam estar limpos; e tais pessoas devem consagrar-se e viver de acordo com a lei da santidade. A santidade é uma qualidade central de Deus. Ele não apenas decide o que é certo; ele mesmo é certo.
Porque Deus é santo, ele usa uma linguagem atípica para descrever o pecado, onde fica expressa a Sua revolta. Ele diz que idolatria é “coisa abominável que aborreço”. Ele compara o pecado ao lamaçal no qual a porca se revolve e ao vômito que o cachorro lambe. Nas Escrituras, não se pode separar o pecado da morte e nem a corrupção da decomposição. Se tais imagens nos enjoam, é porque o pecado é nojento para Deus.

Nós fomos criados à imagem do Santo Deus, e desafiados a imitar o caráter DEle.

Deus vos abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “Devocional lição 09/ 3º trim 2017, Quarta-feira – Deus é santo.

  • 23 de agosto de 2017 em 20:01
    Permalink

    Preferia nunca ter sido criada.

    Resposta
    • 24 de agosto de 2017 em 07:46
      Permalink

      Bem, minha irmã, infelizmente esse desejo foge da sua capacidade. Capacidade física para poder realizar tal desejo e capacidade intelectual para compreender o “por que” Deus efetuou.
      Entenda uma coisa definitivamente, se você não tiver condições espirituais para compreender, peça auxilio ao Espírito Santo de Deus, nenhuma obra de Deus foi criada sem um propósito.
      Deus te abençoe.

      PS: Saiba que não durmo e nem saio da minha cama pela manhã, sem suplicar a Deus por você.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.