Devocional lição 10/ 3º trim 2017, Sábado – São muitos os dons espirituais.

Resultado de imagem para dons espirituais estudoI Coríntios 12:4
Ora, há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo

Que diferença há entre um dom espiritual e um talento? Todos nós nascemos com certos talentos, ou seja, habilidades NATURAIS para realizar muitas tarefas, seja na nossa vida cotidiana ou na igreja.  Um professor secular com talento para ensinar, precisa “nascer de novo” para se tornar “espiritual” e assim ganhar a capacidade para ministrar para a igreja com o mesmo talento, mas os dons do Espírito Santo são SOBRENATURAIS. Através dos dons espirituais o mundo há de reconhecer que Deus está no meio do seu povo (igreja). Primeiramente Deus opera em nós o novo nascimento espiritual (que são evidenciados pelo fruto do Espírito que é a conversão) e através do batismo no Espírito Santo podemos receber os dons espirituais.

Ignorar os dons espirituais é o mesmo que desconhecê-los. Desconhecê-los no sentido de não os exercitar, ou mesmo no sentido de não ter qualquer informação sobre sua origem, intensidade e utilidade. Atribuir ao Espírito Santo e aos dons concedidos a igreja, coisas que não edificam e nem promovem a paz, é falta de discernimento espiritual, o qual é necessário para não nos confundirmos e nem sermos confundidos.

Há, na Bíblia, três principais passagens que descrevem os dons espirituais: Romanos 12:6-8, 1 Coríntios 12:4-11 e 1 Coríntios 12:28. Os dons espirituais identificados em Romanos 12 são profetizar, servir, ensinar, incentivar, dar, liderança e misericórdia. A lista em 1 Coríntios 12:4-11 inclui a palavra de sabedoria, a palavra de conhecimento, fé, cura, poderes miraculosos, profecia, discernimento dos espíritos, falar em línguas e a interpretação de línguas. A lista em 1 Coríntios 12:28 inclui curar, ajuda, governos, variedade de línguas. Como se observa, a lista não se limita apenas a nove, como é francamente ensinado, bem como não está limitado aos que estão listados nestas passagens bíblicas.

Pois bem, a relação de I Coríntios 12: 4-11, indica que há nove TIPOS de dons espirituais. Entretanto, quando se tratam dos dons de curar, no plural, não se pode precisar quantas manifestações desse dom podem existir. Não há um só dom de curar, nem uma única maneira de se fazer uso desses dons. Sua pluralidade certamente denota a vontade de Deus para que seu povo tenha saúde e qualidade de vida, tanto espiritual, quanto emocional ou física. A experiência cristã nos mostra que há homens de Deus que parecem ter capacitação para orar por determinados tipos de enfermidades, enquanto outros oram por outras doenças. Não podemos ser dogmáticos a respeito dos dons. Dessa forma, os tipos de dons espirituais são nove. E podem ser ampliados por causa da pluralidade dos dons de curar. A Bíblia não nos autoriza quantificar e especificar os dons de curar.

Considerando-se que a sabedoria de Deus é “multiforme”, e que seu poder é ilimitado, e que, de igual forma ele concede à Igreja a sua “multiforme” graça, podemos inferir que Deus não está limitado a um número fixo ou fechado de dons.

Todo crente tem um ou mais dons, porém nenhum crente terá todos os dons. Todo crente tem um dom, o que nos falta é “despertar o dom que há em nós”, e usá-lo para um fim proveitoso, para a edificação da Igreja de Cristo.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.