"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Devocional lição 10/ 3º trim 2017, Sexta-feira – Os dons espirituais.

Resultado de imagem para igreja e seus membrosI Coríntios 12:7
Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um para o que for útil

Os dons são concedidos para o benefício da igreja toda. Não são para o usufruto individual, mas para uso corporativo. Os crentes precisam ser lembrados constantemente disso, pois costumam usar os dons espirituais de maneira egoísta, para promover a si mesmos, não para edificar a igreja. Quando aceitamos nossos dons com humildade, podemos usá-los para promover harmonia e para ajudar a igreja como um todo.

Paulo, em suas cartas, cita uma “lista” de dons em quatro passagens bíblicas (I Co 12:8-10 e 28; Ef 4:11 e Rm 12:6-8), como se pode verificar, quando combinamos essas listas, encontramos dezenove dons e cargos diferentes. Uma vez que a lista em Romanos não é idêntica à de I Coríntios, podemos supor que Paulo não estava tentando tratar exaustivamente da quantidade de dons concedidos. Apesar de os dons citados serem apropriados para o ministério da igreja, Deus não se restringe a essas listas. Pode dar outros dons como bem lhe aprouver.

A questão do mau uso dos dons espirituais não é atual, a igreja primitiva já enfrentava esse problema. Bem como, não podemos dizer que é um problema que atinge somente os novos convertidos. O mau uso dos dons espirituais, e isso eu digo que é um problema da atualidade, está relacionado com o ensino que está sendo ministrado nas igrejas. Existem igrejas onde o ensino é muito precário, não por falta de material didático, mas por falta de espiritualidade de quem ensina, e existem igrejas onde não se ensina nada. A proliferação de igrejas evangélicas no Brasil está assustadora. Surge uma igreja nova a cada dia. E quando alguém me diz que é melhor uma igreja do que um bar, eu fico na dúvida, pois tem certas igrejas que lucrariam mais sendo um bar. Quando me refiro a lucrar, não estou falando de dízimos e ofertas, estou falando na “criação” de adeptos.

A doutrina de Balaão está a mostra, e tem muito crente se “embrenhando” por esse caminho. Tropeços estão sendo colocados no caminho do povo e tem muito crente achando que é obra do acaso. Estão demasiadamente preocupados com o islamismo, com sinais impressionantes da natureza e não estão vendo as armadilhas que estão armadas dentro das igrejas.

Um corpo é sadio quando todos os membros e órgãos cooperam mutuamente para esse fim. Existem órgãos no corpo que nunca estarão à mostra, mas que são indispensáveis para um funcionamento regular de todo o corpo. Assim é a Igreja de Cristo. Os membros (irmãos) foram dispostos no “corpo” de acordo com a sua utilidade, e esses membros recebem um revestimento especial para atuar com mais eficiência sobre todo o corpo.
O braço pode até ajudar na locomoção do corpo, mas não é dele a função de locomover o corpo; O ouvido pode até ajudar a se ter uma boa dicção, mas não é dele a função de falar; O nariz pode até influenciar na decisão pelo que se come, mas ele nunca vai sentir o sabor do que se comeu. Os irmãos entenderam?

O ESPÍRITO SANTO QUER TE USAR NAQUILO EM QUE VOCÊ É ÚTIL! Não queira ser aquilo que não podes ser.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.