"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Jesus, o Sumo Sacerdote transcendente e necessário.

Resultado de imagem para crentes meninosHebreus 5: 9-14
E, sendo ele consumado, veio a ser a causa de eterna salvação para todos os que lhe obedecem, chamado por Deus sumo sacerdote, segundo a ordem de Melquisedeque. Do qual muito temos que dizer, de difícil interpretação, porquanto vos fizestes negligentes para ouvir. Porque, devendo já ser mestres pelo tempo, ainda necessitais de que se vos torne a ensinar quais sejam os primeiros rudimentos das palavras de Deus; e vos haveis feito tais que necessitais de leite e não de sólido mantimento. Porque qualquer que ainda se alimenta de leite não está experimentado na palavra da justiça, porque é menino. Mas o mantimento sólido é para os perfeitos, os quais, em razão do costume, têm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal.”

Quando o escritor sacro, inspirado, declara que a Palavra de Deus é viva, ele está dizendo que a Palavra, por si mesma, é capaz produzir em quem a lê, uma profunda reflexão do verdadeiro estado em que, tal pessoa, se encontra. Quando buscamos na Bíblia, respostas para nossos questionamentos, sejam eles de qualquer ordem ou natureza, somos, invariavelmente, confrontados em nossos desejos e intenções, mas, indiscutivelmente, ela nos dá uma resposta. Bom …, alguém pode dizer: “A Bíblia responde sim! Mas, na maioria das vezes não entendemos o que ela está nos dizendo”; neste caso o autor sacro, inspiradamente, escreve que precisamos retornar aos rudimentos da Palavra de Deus.

Estamos vivendo tempos em que, todas as orientações que estão na Bíblia acerca da formação de um obreiro, professor, líder, orientador, dirigente, enfim, qualquer função dentro da igreja, independente se é um homem ou uma mulher, não estão sendo observadas e seguidas como deveriam. Um dos principais requisitos, para que alguém tenha uma função na igreja, é manejar bem a Palavra de Deus. Não entenda o manejar como decorar. Manejar é saber buscar e onde buscar resposta para qualquer argumento num evangelismo.

A Bíblia fala claramente, que o desenvolvimento do crente é tal qual o de uma criança. E, tal qual uma criança, uns desenvolvem mais rapidamente que outros e, haverá aqueles que nunca desenvolverão.
Nenhum recém-nato deve receber alimento sólido, pelo simples fato de que seu sistema digestivo ainda não está totalmente desenvolvido para receber tal alimento e, se alguém insistir em dar alimento sólido para um bebê, com certeza trará problemas para a criança. O crente, quando nasce de novo, é da mesma forma. Não importa a idade que tenha, se está nascendo da água e do Espírito, tal crente deve passar pelo mesmo processo de desenvolvimento de um recém-nato. Os primeiros alimentos que esse crente deve receber para seu desenvolvimento espiritual, devem ser de fácil compreensão, são os ensinos rudimentares, o be-a-bá do cristianismo. Não adianta ensinar escatologia para quem, ainda, não entende o que é salvação.

Com isso, o que temos visto em nosso meio, são pessoas com enorme conhecimento dos comentários da Bíblia e quase nada da própria Bíblia. Pessoas que desenvolveram de maneira inapropriada, ou seja, elas esticaram e não cresceram naturalmente, incharam e não engordaram, por que, insistem em se alimentar de “leite” e, como o “leite” é insuficiente para suprir a necessidades, acrescentam a ele “ingredientes nocivos” ao desenvolvimento.

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.