Os anjos testemunharam a criação do universo físico.

Jó 38: 6-7
Sobre que estão fundadas as suas bases, ou quem assentou a sua pedra de esquina, quando as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam?

Tanto o mundo físico quanto o mundo espiritual e, tudo quanto existe em ambos os mundos foi, indubitavelmente, criado por Deus. No mundo físico, todos os seres existentes são constituídos por matéria, alma e (nos homens) espírito, enquanto que, no mundo espiritual, seus habitantes são imateriais, são estritamente espíritos. Na escala hierárquica da criação de Deus, estamos postos um pouco abaixo dos Anjos e, acima de todo e qualquer ser vivo. Tentar descrever os Anjos de Deus é uma pretensão que está fora do meu objetivo. Quero, tão somente, falar da beleza de tais seres e da esfera onde atuam.

Geralmente, via de regra, a esfera de atuação dos Anjos é o segundo céu, contudo, alguns atuam em volta do trono de Deus, assistindo o Senhor em tudo. O segundo céu é, também, lugar de atuação dos anjos maus. Em Daniel temos a declaração de Gabriel acerca da oposição que os anjos maus lhe fizeram quando ele vinha com uma resposta a oração de Daniel, essa oposição foi feita no segundo céu e só foi destruída com a chegada do Arcanjo Miguel. Apesar da rebeldia de Satanás e dos anjos que o seguiram nesta atitude, eles não podem agir livremente na hora e como querem, eles só vão até onde lhes é permitido ir e só fazem o que lhes é autorizado a fazer.

Diante das declarações dos homens que, inspirados divinamente, escreveram a Bíblia Sagrada, tal como Ezequiel descreveu o querubim ungido antes da queda – “Estiveste no Éden, jardim de Deus; de toda a pedra preciosa era a tua cobertura: sardônia, topázio, diamante, turquesa, ónix, jaspe, safira, carbúnculo, esmeralda e ouro; em ti se faziam os teus tambores e os teus pífaros; no dia em que foste criado foram preparados. Tu eras o querubim, ungido para cobrir, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas. Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniquidade em ti” – e, também, Mateus declarou do Anjo no sepulcro vazio de Jesus – “E o seu aspecto era como um relâmpago, e as suas vestes brancas como neve” -, concluímos que os Anjos são de uma beleza singular, e, isso se deve ao fato deles serem o reflexo da natureza e glória de Deus.

A respeito do Anjos, Calvino escreveu:”Os Anjos são espíritos celestes cuja obediência e ministério Deus emprega para executar todos os propósitos que Ele decretou”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Teologia Sistemática – Norman Geisler

Compartilhar

One thought on “Os anjos testemunharam a criação do universo físico.

  • 8 de janeiro de 2019 em 11:16
    Permalink

    Amém meu irmão um abraço a paz do Senhor Jesus Cristo bom dia

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.