A tribo de Levi é vocacionada para conduzir a Arca.

Deuteronômio 10: 8
No mesmo tempo o SENHOR separou a tribo de Levi, para levar a arca da aliança do SENHOR, para estar diante do SENHOR, para o servir, e para abençoar em seu nome até ao dia de hoje”.

Os Levitas serviam dentro do santuário, no Lugar Santo e no Santo dos Santos. No Antigo Testamento muitos eram os encargos dos levitas, não só cantar, como pensam alguns. A Bíblia nos informa que um pouco antes de construído o templo por Salomão e a arca da Aliança não mais precisar ser carregada sobre seus ombros para nenhuma parte de Israel, os levitas (determinadas por Davi): conservavam os utensílios do templo, deslocavam os móveis, assavam os pães da proposição, guardavam suprimentos para sacrifício, eram músicos, administradores (guarda dos tesouros do templo), assistentes dos sacerdotes nos rituais, porteiros oficiais, juízes.

Seu serviço era feito em 24 turnos, em revezamento. Eles eram separados a cada semana duas vezes por ano para realizar seu sacerdócio. Mas devemos nos lembrar também das orientações anteriores dadas por Deus a eles, quando o templo ainda não havia sido construído: eles conservavam os utensílios do templo, por exemplo, eles deveriam manter o candelabro aceso todos os dias, queimavam incenso no altar de ouro duas vezes por dia, removiam as cinzas do altar, deslocavam os móveis (levavam a Arca da Aliança sobre os ombros, a mesa com os pães da Proposição, o altar do incenso e o altar de bronze pelos seus varais, preparavam o óleo da santa unção, assavam os pães da proposição, guardavam suprimentos para sacrifício, mantinham o fogo ardendo perpetuamente sobre o altar do holocausto etc.

Hoje, após a obra redentora de Jesus realizada na cruz do Calvário, a Bíblia diz que nós – todos os crentes, somos os levitas e, não somente um grupinho que quer cantar, todos nós somos os sacerdotes do Senhor na terra e devemos exercer nosso ofício com toda a santidade – “Vós, porém, sois raça eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus, a fim de proclamardes as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz”. Através das nossas atitudes de adoração, fidelidade e louvor sincero a Jesus, muitos serão resgatados das trevas e largarão os falsos deuses para conhecer a verdadeira luz, que é o Filho de Deus.

Assim, podemos entender que os Levitas eram sacerdotes que serviam o Senhor, mas somente os da linhagem de Anrão, mais especificamente de Arão, eram aptos para serem sumo sacerdotes, pois o próprio Deus estabeleceu assim, quando falou a Moisés no Sinai.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– LEVITAS E SACERDÓCIO LEVÍTICO (Transcrição)- Tânia Cristina Giachetti

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.