"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A voz de Deus vinha de cima do propiciatório da Arca.

Números 7: 89
E, quando Moisés entrava na tenda da congregação para falar com ele, então ouvia a voz que lhe falava de cima do propiciatório, que estava sobre a arca do testemunho entre os dois querubins; assim com ele falava”.

Muitos ensinamentos, nós, nos dias de hoje, temos recebido quando, dedicadamente, nos envolvemos intimamente com a Palavra de Deus. Muitos “mistérios” estão sendo desvendados com uma clareza impressionante com as lições deste trimestre. Muitos comentaristas, independente da época, tem nos favorecido com suas interpretações divinamente inspiradas, mas. sem dúvida alguma, não podemos fazer destes a fonte exclusiva do nosso aprendizado. Nossa inesgotável fonte de ensino permanece sendo a INFALÍVEL, INERRANTE e IMUTÁVEL Palavra de Deus – a BÍBLIA SAGRADA.

Falamos no transcorrer da semana sobre a Arca da Aliança e, indiscutivelmente, o assunto não pode ser dado por esgotado, ainda ficaram muitos questionamentos que, indubitavelmente, permanecerão sem respostas. Aprendemos sobre as muitas simbologias, figuras e sombras desta maravilhosa e “misteriosa” mobília que ficava num ambiente exclusivo para si – o Lugar Santíssimo, na Tenda do Tabernáculo terrestre. Entretanto, como dissemos, o assunto não está por definitivo dado como resolvido, ainda pairam sobre a Arca da Aliança “mistérios” que são da exclusiva economia de Deus e, se Ele for “propício” a nós, nos revelará as questões insolucionáveis, se não, quando entrarmos no Céu, se estas questões ainda estiverem ardendo em nós, buscaremos as respostas lá.

A Arca da Aliança era um móvel construído por mãos humanas, de si mesmo não emanava nenhum poder. A Arca da Aliança não foi construída para servir de amuleto para os israelitas. Ela não era para “dar sorte” aos que estivessem com ela, antes, ela foi construída para determinar o “ponto do encontro” pessoal com Deus. Na antiga aliança esse encontro com Deus era uma exclusividade do sumo sacerdote e, na nova aliança, qualquer crente está convidado a vir pessoalmente a este encontro, dispensando a presença de outro homem para o representar. Mas, onde está essa Arca?

A Arca da Aliança, o móvel físico, se perdeu e ninguém tem uma resposta plausível que satisfaça de forma absoluta a questão. Tudo o que se fala sobre seu destino final ou paradeiro não passa de mera especulação, ainda que estejam fundamentadas em aparentes interpretações bíblicas, não devem receber credibilidade. Contudo, a Arca da Aliança continua a existir e mantém as mesmas características do passado – É O LUGAR ONDE ENCONTRAMOS (VEMOS) DEUS.

Seguramente, quando dizemos que este lugar ainda existe, não estamos nos referindo a templos físicos. Ainda que a presença da Tri-Unidade seja claramente perceptível em algumas igrejas, não é esse o lugar a que nos referimos. O lugar onde encontramos Deus é no mais recôndito do nosso ser – nosso coração. Porém, para que o nosso coração se torne a Arca da Aliança, é necessário entendermos que para encontrarmos Deus devemos viver conscientes de que tudo provém dEle – a escolha (vara de Arão que floresceu); o sustento pela Palavra (tábuas da Lei); e, a provisão (pote com maná).

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.