Igreja, lugar de edificação.

I Coríntios 14: 12
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja

A igreja é “a luz do mundo”, que afasta a ignorância espiritual. Neste sentido, ela é o lugar de onde DEVE emanar a luz (conhecimento) que aponta ao homem a direção que deve seguir. Igreja é, também, o “sal da terra”, que a preserva da corrupção moral todos os que estão arrolados como membros. A igreja deve ensinar aos homens como viver bem, e a maneira de se preparar para a morte. Deve proclamar o plano de Deus para regulamentar todas as esferas da vida e sua atividade e, contra as tendências que corrompem a sociedade, deve ela levantar a sua voz de admoestação.

O termo igreja é mais amplo do que o conceito que temos de congregação local e é muito mais do que uma estrutura e instituição. Usa-se a figura da igreja local como auxílio no entendimento exato do conceito, porém não podemos menosprezar os aspectos institucionais, formais e estruturais. Toda a estrutura e organização elaborada podem ser benéficas, mas deve sempre ser associada ao propósito da igreja, missão que parte de sua verdadeira natureza. A Bíblia não estabelece um sistema organizacional para a igreja, nem contraria a sua elaboração, o que ela, a Bíblia, exige é uma missão a ser cumprida.

A igreja que é negligente quanto ao ensino sistemático das doutrinas bíblicas está fadada ao fracasso. Nenhuma igreja pode sobreviver só de “ré-té-té”. Vidas não podem ser verdadeiramente transformadas apenas por movimentos ou campanhas sejam da natureza que for. Vidas só podem ser transformadas quando são sistematicamente confrontadas com a verdade absoluta exposta na Sagrada Escritura e, é essa a única forma de uma igreja ser edificada – quando é ensinada.

Não entendam equivocadamente o ensino que Paulo está dando na carta que escreveu aos crentes de Corinto. Paulo está asseverando que, até para ser instrumento de Deus no uso dos dons espirituais, precisamos de ensino. O uso dos dons de maneira desordenada não edifica ninguém além daquele que está sendo usado e quem faz uso dos dons do Espírito Santo de forma desordenada e indecentemente, demonstra claramente que despreza ensino de qualquer natureza.

A mordomia na igreja que frequentamos se aplica em fazermos tudo para a edificação dos santos. Tudo, absolutamente tudo que fazemos na igreja local deve estar sempre voltado para o crescimento dos irmãos. Muitas são as investidas de Satanás contra a igreja de Cristo, contudo, quando a igreja está estribada na verdade bíblica, Satanás encontra dificuldade para romper as muralhas de defesa tanto do crente devidamente ensinado quanto da igreja em si. Nenhum outro alimento pode substituir aquele que é o único capaz de fortalecer e edificar a igreja – o ensino sistemático da Palavra de Deus.

“Vigilhões”, “Louvorzões”, “ Tardes, Manhãs ou Noites da Benção” e outros tantos movimentos não produzem, nem nunca produzirão o mesmo efeito do ensino da Palavra de Deus de forma sistemática nas igrejas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

2 thoughts on “Igreja, lugar de edificação.

  • 2 de agosto de 2019 em 12:52
    Permalink

    Eita Glória. Temos o mesmo sentimento em relação ao verdadeiro ensino da Palavra de Deus.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.