"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os magos prostraram-se diante de Jesus.

Mateus 2: 11
E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra

A primeira coisa a determinar é o significado da palavra adoração. Muitos têm sua própria ideia a respeito do que ela denota e, entendem que a verdadeira adoração está nas extravagantes manifestações que, hoje, vemos no meio pentecostal, mas precisamos deixar a Bíblia definir o conceito deste vocábulo. Ela o faz de maneira bem específica. À medida que examinamos as Escrituras, ficamos surpresos com a maneira como elas empregam a palavra adoração.

A Bíblia está cheia de versículos que vinculam a ideia de adorar à de prostrar-se ou ajoelhar-se diante de Deus. A palavra hebraica “hitawa” significa prostrar-se ou curvar-se. Quando examinamos a Bíblia, descobrimos muitos exemplos – “E, imediatamente, curvando-se Moisés para a terra, o adorou”; “Vinde, adoremos e prostremo-nos; ajoelhemos diante do SENHOR, que nos criou”; “Todos os filhos de Israel, vendo descer o fogo e a glória do SENHOR sobre a casa, se encurvaram com o rosto em terra sobre o pavimento, e adoraram, e louvaram o SENHOR, porque é bom, porque a sua misericórdia dura para sempre”; “Os vinte e quatro anciãos prostrar-se-ão diante daquele que se encontra sentado no trono, adorarão o que vive pelos séculos dos séculos e depositarão as suas coroas diante”.

As expressões encurvaram com o rosto em terra ou curvar-se para a terra está frequentemente associada à adoração a Deus. Isto não significa que devemos encurvar-nos com o rosto em terra cada vez que adoramos a Deus ou mesmo que isto sempre acontecia em todos os atos de adoração mencionados na Bíblia. Essa é uma atitude simbólica. Por esta razão, é importante indagarmos o que significa e qual seu propósito. Essa atitude expressa mais do que uma demonstração de amor por alguém, pois o cônjuge não se prostra com o rosto em terra para demonstrar que ama o outro. Aliás, ninguém se curva até o chão para demonstrar esse sentimento, ainda que seja com a mais profunda sinceridade.

Ora, a atitude de prostrar-se tem um significado muito mais amplo do que, simplesmente, respeito. Porque, por mais que respeitemos nossos superiores no trabalho, não nos lançamos ao chão diante deles. Prostrar-se diante de alguém significa reconhecê-lo como seu senhor. Você é servo dele, e aquele diante de quem você se prostrou é seu senhor. Ele dá as ordens, e você tem de obedecê-las.

Jamais obteremos um resultado satisfatório, se os meios que estamos utilizando são inadequados ou a forma como estamos utilizando está equivocada. Decerto que nem todos os meios que estão utilizando em nossos dias, expressam a verdadeira adoração a Deus, pois, muitos destes meios estão de forma muito evidente contra todos os princípios bíblicos.

A adoração a Deus é algo muito sério. É tão sério que Deus falando ao profeta Isaías disse o seguinte: “Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembleias; não posso suportar iniquidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue”.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– O Significado da Adoração – Andrew Fountain

Compartilhar

One thought on “Os magos prostraram-se diante de Jesus.

  • Mateus gustavo Neves Evangelista

    Gloria a Deus nas alturas irmao
    louvo a Deus pela sua vida e que ele continue dano graça ao senhor fico feliz em encontra esse assunto pois estou sempre buscando algo na leitura diaria da ebd para esta colocando no grupo da igreja fica com Deus e A paz do senhor seja convosco.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.