"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Há um tempo para todo o propósito.

Eclesiastes 3: 1
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu

A mordomia do tempo pelo crente fiel exige, deste, uma profunda e convicta consciência de que existe um Deus acima de tudo e de todos que está no controle de todas as coisas, Ele controla o tempo e as experiências da vida; exige também que o crente entenda que o “tempo” que tem nesta vida é, como diz a Palavra de Deus, “um conto ligeiro” e que a única certeza que temos neste mundo é de que morreremos; outra exigência é a de aceitarmos as dificuldades que, provavelmente, sobrevirão; e, por fim, exige que o crente tenha plena convicção da salvação, pois, do contrario não administrará com sabedoria o tempo.

Deus nos deu 24 horas por dia para que pudéssemos descansar, trabalhar, entreter e cultuá-Lo. Quando bem distribuídas, essas 24 horas são mais que suficientes para realizarmos todas as tarefas sem ter que invadir o horário uma da outra. O problema é que quando administramos nosso tempo sem o auxilio do Espírito Santo, com toda certeza estamos fadados a fracassar, ou seja, provavelmente, trabalharemos, descansaremos ou no entreteremos demais e deixaremos de cultuar a Deus e, diga-se de passagem, querendo ser justificados pela nossa falta.

Tudo tem seu tempo determinado” – Isso quer dizer que independentemente de quanto tempo dure sua jornada de trabalho, você deve pedir sabedoria para administrar o tempo que lhe restar – “Ensina-nos a contar os nossos dias”. Entenda que sua família e seu Deus não têm culpa se você trabalha muito. Ambos exigem que você lhes dedique algum tempo. Ainda que cultuar a Deus na igreja que você está arrolado como membro seja imprescindível, isso não quer dizer que se você não pode ir ao culto está desobrigado de cultuar a Deus.

Tudo tem seu tempo determinado”, se aplica em ter sabedoria para utilizar o tempo nos momentos de entretenimento. É muito comum perdermos nosso precioso tempo com as maiores futilidades da televisão e da internet. Não estou querendo demonizar as coisas, mas as “melhores atrações” da televisão são programadas para serem exibidas num horário que temos algum compromisso com a obra de Deus e, coincidência ou não, muitos se atrasam para os compromissos por que não querem perder o desenrolar da atração.

Temos que policiar nosso tempo, para não desperdiça-lo com futilidades. Muitos professores de EBD, por “falta de tempo” no decorrer de toda uma semana, só pegam em suas revistas para estudarem no Domingo pela manhã e, ainda confessam isso, sem nenhuma vergonha na cara, como se fosse um comportamento natural – “Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino”.

Tudo tem seu tempo determinado”, quer dizer que Deus ao criar todas as coisas, estabeleceu tempos e estações para todas elas, inclusive para o próprio homem. Os astros estrelares tem o seu tempo determinado para completarem suas órbitas; os mares têm o seu tempo para estarem com as marés altas ou baixas; os animais têm o seu tempo para se acasalarem e procriarem; a vegetação com suas estações dão, criteriosamente dentro de cada estação, suas flores, frutos e sementes, em tudo isso o ciclo é perfeito. Contudo, o homem, com seu poder de escolha desperdiça o tempo que tem com a superficialidade da vida.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Antigo Testamento – W. W. Wiersbe

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.