"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Trabalhar enquanto é dia.

João 9:4
Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar”.

As evidências bíblicas da efemeridade das coisas parecem não causar nenhuma reação nas pessoas. Crentes e não crentes; fiéis e infiéis; salvos e ímpios parecem estar vivendo uma mesma condição de apatia diante dos fatos que se tem apresentado. Se existe algo que nunca mais se recuperará nesta vida é o tempo que foi desperdiçado com futilidades. Desta forma, o passado infelizmente não tem como mudar, contudo, no presente, conforme temos trabalhado, podemos “construir” um futuro melhor.

Embora os turnos de trabalho variem de acordo com a necessidade da empresa ou do empregador e isso não contraria em nada a Palavra de Deus, devemos estar cientes de que o dia foi feito para que nele se execute toda e qualquer obra. Entenda o termo “dia”, aplicado neste artigo, como sendo o período em que a Terra é banhada pela luz do Sol.

Antes que comecem a fazer interpretações espalhafatosas sobre o texto bíblico de hoje, já adianto que Jesus não está proibindo ninguém de trabalhar a noite. Não obstante o texto apresente características escatológicas, quero aplicá-lo aqui no sentido literal dos termos “dia” e “noite”, mesmo por que, o tema do assunto desta semana está implicitamente ligado ao versículo de João 9:4. Sendo assim, Jesus nos assegura que o “dia” é o melhor período para exercermos nossas tarefas diárias, que independente se remuneradas ou não, é o nosso trabalho.

O período denominado “dia” dependendo da situação climática, pode alterar as condições físicas, psíquicas, sentimentais e emocionais do homem. Segundo fontes de estudos – “Nossas emoções também são afetadas pela luz do dia e pelo clima. A tendência é que, em dias de sol, as pessoas se sintam mais alegres, sorridentes e extrovertidas, em comparação à introspecção e sentimentos de tristeza sentidos em épocas de frio com a ausência do sol. Esta mudança de humor acontece devido a uma alteração da química cerebral que pode acontecer com a mudança de luminosidade, afetando nossas emoções. Por que isso ocorre? A exposição à luz do sol estimula a produção de serotonina, dopamina e melatonina. Essas substâncias são responsáveis pelo bom humor, regulação do ciclo do sono, energia e motivação”.

Como escrevi acima, o que Jesus disse sobre não poder trabalhar a noite aponta para um sentido escatológico, entretanto vou aplica-lo na sua literalidade por causa do assunto da semana. Insisto em dizer que Jesus não está proibindo ninguém de trabalhar a noite, mas que está advertindo sobre as péssimas condições que a noite proporciona. Por isso, dentro das possibilidades, é bom que exerçamos nossas atividades enquanto temos o Sol como fonte de luz.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– https://esperanca.com.br/saude/beneficios-da-luz-solar

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.