"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Post parceiros

A vontade de Deus.

Por Wesley Brito

A vontade de Deus é óbvia ou oculta?
Quando as pessoas falam sobre a vontade de Deus, elas estão frequentemente se referindo a várias coisas diferentes. Os discípulos perguntaram uma vez a Cristo: “O que devemos fazer para fazer as obras que Deus requer?” Em resposta, Jesus disse: “A obra de Deus é esta: crer naquele que ele enviou” (João 6: 28-29).

Às vezes, Deus torna Sua vontade muito óbvia. É claramente a vontade de Deus que precisamos trabalhar para amar e servir os outros, tornando-nos mais semelhantes a Cristo, falando aos outros sobre Deus e valorizando as coisas que Deus valoriza.
Jesus disse em Marcos 3:35: “Aquele que faz a vontade de Deus é meu irmão e irmã e mãe”. Em João 7:17, Jesus reiterou: “Se alguém escolhe fazer a vontade de Deus, 1 Tessalonicenses 4: 3-5 e 5: 16-18 dão exemplos específicos de comportamento que são a vontade de Deus e se encaixam nessa definição básica da vontade óbvia de Deus.

“É a vontade de Deus que você seja santificado: que você evite a imoralidade sexual; que cada um de vocês aprenda a controlar seu próprio corpo de uma maneira sagrada e honrosa, não em luxúria apaixonada como os pagãos, que não sabem sobre Deus… Seja sempre alegre, ore continuamente, agradeça em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para você em Cristo Jesus ”.
Todos nós sabemos que às vezes a vontade de Deus nem sempre é tão clara. Nesses casos, Deus nos ordena a buscar Sua sabedoria com relação à direção que Ele quer que sigamos.

Provérbios 3: 5-6 diz: “Confie no SENHOR de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento; reconheça-o em todos os seus caminhos, e ele endireitará as suas veredas.”

Quando buscamos o Senhor, o Espírito Santo nos guiará e nos mostrará a vontade de Deus para nós. Romanos 12: 2 diz: “Não se apegue mais ao padrão deste mundo, mas seja transformado pela renovação de sua mente. Então você será capaz de testar e aprovar qual é a vontade de Deus – sua boa, agradável e perfeita vontade”.
É realmente possível conhecer a vontade de Deus em situações mais específicas? Com quem devo casar? Que ocupação devo seguir? Que faculdade devo escolher? A Bíblia dá orientações muito claras sobre valores fundamentais e diretrizes para a vida.

Por exemplo, Deus dá esta diretriz para o casamento: 2 Coríntios 6:14 diz: “Não se unam com incrédulos. Pois o que a justiça e a iniquidade têm em comum? Ou que comunhão a luz pode ter com as trevas?”

Buscar a vontade de Deus para situações e decisões específicas pode exigir a prática de disciplinas espirituais como oração e meditação diárias, jejum, adoração e estudo bíblico dedicado.
Isso nem sempre é fácil ou claro porque Deus se revela de muitas maneiras diferentes usando a Sua Palavra, outras pessoas ou circunstâncias e, às vezes, uma inspiração interior ou uma voz de direção. É preciso prática e algum discernimento para ouvir a voz de Deus.

Às vezes, nosso próprio calendário, nossa vontade, nossas preocupações e a falta de intimidade em nosso relacionamento com Deus podem interferir no modo de ouvir Dele.
Quando buscamos a orientação de Deus para respostas específicas a situações particulares, precisamos nos perguntar se somos entregues à vontade de Deus e se a resposta se alinha com Sua Palavra ou se ela parece mais alinhada com nossos próprios desejos.

Deus deseja que saibamos sua vontade e plano para nossas vidas. À medida que o buscamos sinceramente, encontramos a verdade em Efésios 1: 9: “E ele nos deu a conhecer o mistério da sua vontade, segundo a sua boa vontade, a qual ele propôs em Cristo.”

Wesley Brito

Compartilhar

Erivelton Figueiredo

Cristão Evangélico; Obreiro do Senhor Jesus Cristo, pela misericórdia de Deus; Professor da EBD; Capelão; Estudante persistente da Palavra de Deus; Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Min. Boas Novas em Guarapari-ES. Casado com a Inês; pai do Hugo, do Lucas e da Milena.

2 thoughts on “A vontade de Deus.

    • Graça e Paz, Weslley
      Fiz uma visita ao seu site e gostei dos conteúdos postados. Desde já te autorizo e, peço a sua autorização para fazer uso do seu conteúdo (claro, citando a fonte).
      Forte abraço , Deus te abençoe.
      Erivelton Figueiredo

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.