A ascensão de Ninrode.

Gênesis 10: 8-9
 “E Cuxe gerou a Ninrode; este começou a ser poderoso na terra. E este foi poderoso caçador diante da face do Senhor; pelo que se diz: Como Ninrode, poderoso caçador diante do Senhor”.

A Bíblia diz que Ninrode foi o primeiro homem poderoso na terra. Ele foi bisneto de Noé. Pouco se sabe sobre a vida de Ninrode. Depois do dilúvio, os três filhos de Noé tiveram muitos descendentes, que se espalharam pela terra. Cam, o filho mais novo de Noé, teve um filho chamado Cuxe, que gerou Ninrode. Ninrode foi para a região de Sinear (Babilônia) e fundou várias cidades antigas. Depois, ele seguiu para a região da Assíria, onde fundou Nínive e outras cidades. Mesmo muito tempo depois a Assíria ainda era conhecida como “a terra de Ninrode”.

O reino de Ninrode provavelmente foi o primeiro reino da terra depois do dilúvio. Por causa disso, ele ficou conhecido como o primeiro homem poderoso da terra. Ninrode também era famoso por ser um caçador valente. Sua valentia se tornou um provérbio. Uma pessoa muito valente era “valente como Ninrode”.

A Bíblia não diz que Ninrode construiu a torre de Babel. A construção da torre aconteceu em Sinear, a mesma região onde Ninrode fundou várias cidades – “E aconteceu que, partindo eles do Oriente, acharam um vale na terra de Sinar; e habitaram ali. E disseram uns aos outros: Eia, façamos tijolos e queimemo-los bem. E foi-lhes o tijolo por pedra, e o betume, por cal. E disseram: Eia, edifiquemos nós uma cidade e uma torre cujo cume toque nos céus e façamo-nos um nome, para que não sejamos espalhados sobre a face de toda a terra”. No entanto, a Bíblia não faz nenhuma ligação entre Ninrode e a torre de Babel. A torre de Babel pode ter sido construída antes, durante ou depois do tempo de Ninrode. A Bíblia não diz exatamente quando foi, portanto qualquer ligação com Ninrode é apenas especulação.

A Bíblia não diz se Ninrode foi um homem bom ou ruim. Apenas diz que ele foi um caçador valente que se tornou poderoso e fundou várias cidades. A Bíblia tem exemplos tanto de homens valentes que foram bons, como Davi, quanto de valentes que foram ruins, como Saul. O poder de Ninrode e sua habilidade para caçar não nos informam sobre seu caráter moral.

Existem várias lendas e teorias sobre Ninrode, que surgiram muitos séculos mais tarde, mas nenhuma tem base bíblica nem histórica. Devemos tomar cuidado com essas histórias, porque não estão na Bíblia, logo podem estar erradas.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
https://www.respostas.com.br/quem-foi-ninrode/ (Texto copiado na íntegra)

Compartilhar

3 thoughts on “A ascensão de Ninrode.

  • 2 de fevereiro de 2021 em 13:54
    Permalink

    Gosto muito de histórias principalmente da Bíblia e de pesquisar

    Resposta
  • 4 de fevereiro de 2021 em 21:59
    Permalink

    Assistindo Genesis novela da Record e consultando a Bíblia, não achei a própria mãe matando seu Filho Nirode e pelo que conheço a palavra a torre veio abaixo,nesta novela a torre continuou de pe e ai da a mãe teve um filho do próprio filho. Temos que ter muito cuidados com as heresias.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.