"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Os costumes de Canaã.

Levítico 20: 23
 “E não andeis nos estatutos da gente que eu lanço fora de diante da vossa face, porque fizeram todas estas coisas; portanto, fui enfadado deles”.

O título da lição desta semana é: “Só o Evangelho Muda a Cultura Humana”, e isso não é um tema da igreja da era moderna, isso é a essência do Evangelho desde que Cristo o anunciou a primeira vez. O princípio básico do Evangelho de Cristo é confrontar abertamente os costumes e tradições das sociedades por onde é anunciado, fazendo ferrenha oposição a tudo quanto se aplica a cultura estritamente humana. Esta é a flâmula que deveria estar na posição mais alta do mastro das igrejas cristãs evangélicas, não devemos fazer oposição somente ao pecado, a cultura humana que rege o comportamento de uma sociedade, quando perniciosa, deve ser repelida com veemência pela igreja.

Tem muito crente enganado (no sentido de desconhecer por completo) quanto à missão da igreja neste mundo. A missão da igreja de Cristo é anunciar o Evangelho e fazer discípulos; à missão de uma igreja começa dentro dela, na preparação de homens e mulheres para expandirem o Evangelho do Reino em meio a uma cultura totalmente depravada e deturpada. Igreja é muito mais do que uma congregação local e é muito mais do que uma estrutura e instituição. Toda a estrutura e organização elaborada podem ser benéficas, mas deve sempre ser associada ao propósito da igreja, missão que parte de sua verdadeira natureza. A Bíblia não estabelece um sistema organizacional para a igreja, nem contraria a sua elaboração. O que a Bíblia oferece é uma missão a ser cumprida pela igreja.

Quanto ao versículo deste artigo, que se encontra no livro de Levítico, livro escrito por Moisés com o objetivo de preceituar o comportamento e a conduta de todos os israelitas, bem como de todos os que se dispusessem a viver como judeu (prosélito). Todos os preceitos ditados por Moisés ao povo tinham como objetivo induzir o povo a viver em santidade diante da presença de Deus.

Deus, em Sua Onisciência, conhecendo as fraquezas humanas, adverte solenemente, em todo o decorrer do livro, o povo a repudiar com extremo vigor as culturas dos povos vizinhos, principalmente a cultura dos cananeus. Israel foi chamado por Deus, dentre as demais nações, para ser um povo diferente dos demais e melhor em qualidade, e isso incluiu os costumes e tradições. O povo de Israel, mais tarde, habitando em Canaã, por fraqueza e negligência, adotou em cheio os costumes mundanos dos povos ímpios ao seu redor e incorreu no desagrado divino.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Eclesiologia – Alfa Curso Teológicos – Livres.
– Doutrina Bíblica e Usos e Costumes na Igreja – Antonio Gilberto

Compartilhar

One thought on “Os costumes de Canaã.

  • Rogéria M.Gambine

    Quanto mais parecemos com Cristo mais nos diferenciamos do mundo. Quanto mais longe de Cristo mais parecidos com o mundo.essa é uma triste realidade.

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.