"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A ascensão do Anticristo.

Apocalipse 13: 1-10
 “E eu pus-me sobre a areia do mar e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e, sobre os chifres, dez diademas, e, sobre as cabeças, um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés, como os de urso, e a sua boca, como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma de suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para continuar por quarenta e dois meses. E abriu a boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Se alguém tem ouvidos, ouça. Se alguém leva em cativeiro, em cativeiro irá; se alguém matar à espada, necessário é que à espada seja morto. Aqui está a paciência e a fé dos santos”.

Estudar teologia, como sempre digo, não deveria ser permitido a qualquer pessoa. Digo isso em relação aos que querem aprender apenas para enriquecer conhecimento e não para compreender e ensinar corretamente assuntos concernentes às doutrinas bíblicas. A teologia, muitas das vezes, na vida de um crente “despreparado”, causa mais problema do que elucida questionamentos bíblicos. E, quando se trata da escatologia, aí é que a situação piora. Muitos professores de EBD não estão devidamente instruídos quanto a este tema, sem falar nos que não estão instruídos em tema nenhum. Tais professores fazem uma miscelânea das coisas que leem com as que ouvem e, misturando tudo, aplicam nas salas de EBD. Esses professores tornam o tema da escatologia uma sátira, com tantos ensinos fantasiosos.

A escatologia é o ponto culminante na teologia bíblica. É o desfecho para onde apontam todas as coisas. É de longe, o assunto predominante na bíblia. Cerca de vinte e cinco por cento das Escrituras são proféticas, ou seja, vinte e cinco por cento dos textos prediziam fatos futuros, na época em que foram escritos. Dada a relevância deste assunto, faz-se necessário ao cristão estudar em pormenores o que diz a Palavra de Deus sobre tão nobre assunto, tendo em vista que este assunto traz o coração dos crentes a esperança de um dia estarem para sempre com o Senhor Jesus Cristo. ¹

Dito isso, falemos daquilo que propõe o texto bíblico em questão. Se analisarmos os textos bíblicos na sua literalidade, indiscutivelmente o Anticristo será um homem, mas quando nos deparamos com textos como este – “e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio”, já não temos tanta certeza. Pois, ainda que não o conheçamos intimamente, mas, pelo que sabemos a respeito de Satanás, é muito pouco provável que ele abra mão do que tem, ou pensa que tem, e ceda gentilmente a outro. Não estou trazendo novidade. Somente devemos nos atentar para o que está escrito. Deixa-me fazer uma perguntinha simples: o que está dominando as pessoas nesses últimos tempos? Responda levando em consideração o assunto em pauta. Obviamente não são as drogas, pois nem todas as pessoas são viciadas.

Estamos falando de algo que está ao acesso da grande maioria das pessoas, independentemente, do nível socioeconômico, nível cultural, credo, raça ou língua. Estamos falando de algo que está dominando a vida das pessoas e roubando-lhes o escasso tempo. Estamos falando de algo que tem em suas “mãos” o controle de todas as pessoas que fazem uso de seus serviços, sim, controle de todas as coisas – por onde andamos, o que compramos, com quem conversamos, o que estamos assistindo. Nossa vida está literalmente em suas “mãos”. Estamos falando da internet.

E, como dissemos no artigo anterior, se o Anticristo for, de fato, um homem, então a internet será a sua poderosa ferramenta para obter controle sobre as pessoas, entretanto, como escrevemos acima, se o Anticristo for um “sistema”, então a internet é o mais forte candidato.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– 1 – https://www.teologiacomproposito.com/2015/12/escatologia-o-estudo-das-ultimas-coisas.html

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.