"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

A prisão domiciliar do apóstolo, em Roma, serviu para que ele escrevesse a Epístola aos Efésios.

Atos 28: 30 e 31
 “E Paulo ficou dois anos inteiros na sua própria habitação que alugara e recebia todos quantos vinham vê-lo, pregando o Reino de Deus e ensinando com toda a liberdade as coisas pertencentes ao Senhor Jesus Cristo, sem impedimento algum”.

A vida de Paulo não foi, desde o seu nascimento, fácil. Em toda a sua vida ele sempre foi dedicado e exímio praticante daquilo em que cria. Antes do seu encontro com Jesus, foi um exímio fariseu devotado e praticante assíduo e fervoroso da sua religião e, após o seu encontro com Jesus, encontro esse que o transformou em um “novo homem”, ele, da mesma forma que era o “velho homem”, foi dedicado, fiel e submisso à vontade dAquele que agora governava sua vida – Jesus Cristo, o Senhor dos senhores. A dedicação que ele tinha com a religião, agora foi revertida totalmente ao Evangelho de Boas Novas – o perdão e a vida eterna estão disponíveis a qualquer pessoa e são dons da graça de Deus alcançados pela fé em Jesus Cristo.

A Palavra de Deus nos assegura de que fomos eleitos (não predestinados) antes da fundação do mundo e, Paulo, apesar do passado que vivera como perseguidor da igreja de Cristo, fazia parte dos que Deus queria mudar a sentença de condenação – “Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Isso é o real significado da eleição de Deus.

Imediatamente após a conversão, Paulo se retirou para Arábia onde permaneceu por três anos. É uma pausa misteriosa, um momento de incerto na história do apóstolo. Após voltar a Damasco, Paulo começou a pregar o evangelho “corajosamente em nome de Jesus”, mas logo foi obrigado a fugir dos judeus e ir para Jerusalém. Em Jerusalém Paulo ficou por três semanas, mas novamente foi forçado a fugir da perseguição.

Antioquia tornou-se o cenário de grande atividade cristã. O evangelho ganhou uma base firme, e a causa de Cristo prosperou e lá, os discípulos foram chamados pela primeira vez de “cristãos”.  É da igreja de Antioquia que saem os primeiros missionários a pregarem o evangelho de Cristo aos gentios – Paulo, Barnabé e João Marcos como assistente, foram escolhidos para este trabalho. Na segunda viagem missionária, Paulo deixa Priscila e Áquila em Éfeso, ele porém foi para Jerusalém, “saudou a igreja” e depois partiu para Antioquia, onde morou “algum tempo”. Em sua terceira viagem missionária, Paulo encontrou em Éfeso  aberta uma “porta grande e eficaz” para a pregação do evangelho. Seus colegas de trabalho o ajudaram  levando o evangelho para Colossos, Laodicéia e outros lugares a que podiam chegar. Pouco tempo antes de sua partida de Éfeso, o apóstolo Paulo escreveu sua Primeira Epístola aos Coríntios.

Enquanto estava em Jerusalém, na festa de Pentecostes, o apóstolo Paulo foi quase assassinado por uma multidão judaica no templo. Foi levado para prisão na Cesaréia, onde, por várias causas, foi detido prisioneiro por dois anos no pretório de Herodes sob a autoridade do governador Felix. Em seus julgamentos, Paulo apelou, por ser cidadão romano, pela corte de Roma, assim, foi imediatamente enviado a Roma sob a responsabilidade de Júlio, um centurião da “corte de Augusto”. Em Roma o apóstolo foi autorizado a morar em sua própria casa contratada, sob constante guarda militar. Este privilégio foi concedido a ele, sem dúvida, porque ele era cidadão romano e, como tal, não poderia ser posto na prisão sem julgamento. Durante este período, o apóstolo escreveu suas epístolas aos Colossenses, Efésios, Filipenses e a Filemom.

Você está disposto a deixar Deus te usar na proporção que Ele quer te usar? Entenda uma coisa amado(a) leitor(a), nunca saberemos tudo o que Deus pode fazer através de nossas mãos, pés e bocas se não permitirmos que Ele nos use conforme Lhe aprouver.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– https://www.apologeta.com.br/paulo-de-tarso

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.