O Espírito Santo exerce também a função de juiz.

Números 11: 17
 “Então, eu descerei, e ali falarei contigo, e tirarei do Espírito que está sobre ti, e o porei sobre eles; e contigo levarão a carga do povo, para que tu sozinho o não leves”.

Queremos ressaltar sobre a importância de estarmos inteirados da doutrina do Espírito Santo para o ensino deste trimestre. Aos professores de EBD falo com autoridade outorgado pelo Espírito Santo de Deus, se você não tem a intenção de se esmerar no ensino deste trimestre, faça um favor à igreja do Senhor, peça para ser substituído, mas não vá falar para os alunos um assunto que não conhece. Não queremos dizer que você tem que ser um catedrático no assunto, mas que se dedique nos seus estudos com esmero e amor e, o resto… o resto, que fazer com que as pessoas assimilem o que foi ensinado, o Espírito Santo completa. Ressaltamos, também, sobre agirmos com humildade. Não é pelo fato de estarmos como professores que temos a obrigação de dominar sobre todos os assuntos bíblicos. Fale apenas aquilo que está citado na Bíblia. As conjecturas ou especulações não são proibidas desde que fique bem esclarecido que são apenas conjecturas.

Como bem sabemos, a salvação é um ato e um processo. Jesus nos salvou, esse é o ato por nós operado, isto é, Jesus morreu por nós, entretanto, para que possamos permanecer salvos necessitamos que algo seja feito em nós, pois temos declarado na Bíblia Sagrada que aquele que é salvo por Jesus, está responsável enquanto viver neste mundo de manter-se salvo – “Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito”.

Mas, o mais extraordinário em tudo isso é que não estamos desamparados na nossa peregrinação neste mundo cheio de ciladas e tentações, o Espírito Santo está nos guiando em todo o tempo. Sendo assim, a salvação a nós oferecida, se manifesta  por duas razões: para fazer alguma coisa por nós, e alguma coisa em nós. Jesus fez o primeiro ao morrer por nós; e pelo Espírito Santo ele habita em nós, transmitindo às nossas almas a sua vida divina. O Espírito Santo veio para reorganizar a natureza do homem e para opor-se a todas as suas tendências más.

Conjecture comigo sobre o sentimento que inundou o coração dos discípulos na última ceia com o Senhor Jesus. Quanta coisa não deve ter passado pela cabeça deles, temores e questionamentos, tais como: Quem nos ajudará quando ele partir? Quem nos ensinará e nos guiará? Quem estará conosco quando pregarmos e ensinarmos? Como poderemos enfrentar um mundo hostil? Indubitavelmente, o homem por si mesmo, não pode permanecer salvo, por isso, a presença do Espírito da Promessa é imprescindível em nossa vida. Ele recebe o nome de Espírito da Promessa pelo fato de que sua graça e seu poder são umas das bênçãos principais prometidas no Antigo Testamento.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Conhecendo as Doutrinas da Bíblia – Myer Pearlman

Compartilhar

One thought on “O Espírito Santo exerce também a função de juiz.

  • 4 de janeiro de 2021 em 20:42
    Permalink

    Sim em TUDO e em todos!!!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.