A carne deve ser subjugada pelo Espírito Santo.

Colossenses 3: 5
 “Mortificai, pois, os vossos membros que estão sobre a terra: a prostituição, a impureza, o apetite desordenado, a vil concupiscência e a avareza, que é idolatria”.

Instantaneamente todo aquele que aceita a Jesus como seu suficiente Salvador e Senhor recebe o Espírito Santo. Isso é um ato contínuo e imediato para que, o agora salvo, possa, com o auxilio do Espírito Santo, compreender de forma mais clara qual o principal propósito da sua salvação. Temos dito com certa insistência de que o Senhor, nosso Deus, não salva ninguém com o propósito de apenas povoar o Céu ou para que se torne um reles “membro” de igreja, somos salvos para que, enquanto estivermos neste mundo, propaguemos o evangelho de Cristo e promovamos a expansão do Reino de Deus.

Indiscutivelmente o ato de querer salvar o homem é uma obra exclusivamente atribuída a Deus. Ele não foi aconselhado a salvar ao homem; Ele não foi influenciado por nada nem ninguém a querer salvar o homem; Ele não foi coagido nem tão pouco constrangido a isso; Ele simplesmente quis e isso basta. Agora, no processo da salvação ou em se manter salvo, há a cooperação do homem e, dizemos mais, a maior responsabilidade nessa tarefa está sobre o homem.

O ensino que Paulo está aplicando aos crentes é o de que aquilo que é da nossa economia realizar em prol da nossa salvação, tem que ser obrigatoriamente realizado por nós. Nenhuma das Pessoas da Trindade vai realizar em nós aquilo que é para nós fazermos, pois, se não fosse assim, Paulo não diria com tamanha ênfase que temos que “mortificar” os desejos da nossa carne. O termo “mortificai” na versão bíblica ARC (Almeida Revista e Corrigida) está apresentado no tempo verbal do Imperativo afirmativo e, isso indica que a ação deve ser executada pela pessoa que recebe a ordem, todavia, como o nosso Criador conhece o quanto somos fracos, Ele nos auxilia nessa tarefa através da pessoa do Espírito Santo. Atentem para o que escrevemos – o Espírito Santo vai apenas nos auxiliar, sob hipótese alguma Ele extinguirá em nós os desejos carnais, embora Ele possua poder para isso.

O pecado jamais teria poder em nos subjugar se não encontrasse em nós um ponto de apoio onde ele pudesse se estabelecer. Em tempos de guerra, o inimigo quando tenta entrar nas terras do oponente pelo mar, só obterá êxito quando encontrar um ponto da costa litorânea desobstruído. E, não basta apenas colocar “tranqueiras” para tentar dificultar a entrada do inimigo, além delas é necessária uma vida constante de oração e vigilância.

Concluindo, cada um de nós tem experiência suficiente para saber que os desejos da carne não podem ser cerceados com “uma ou duas conversas”. Por isso, quando Paulo usa o termo “mortificai”, ele sabe perfeitamente, que tal atitude será dolorosa e perdurável, contudo, a mortificação dos nossos membros é algo imprescindível para que haja uma perfeita comunhão com o Espírito santo.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

One thought on “A carne deve ser subjugada pelo Espírito Santo.

  • 30 de janeiro de 2021 em 06:24
    Permalink

    Tremendo o comentário de hj..Deus abençoe Pr Erivelton Figueiredo..
    No tocando que o homem precisa se esforçar pela sua salvação diária..
    Me faz lembrar de duas coisas..

    Uma quando Deus disse a Moisés que o povo iria para uma terra melhor que mana leite e mel ..na saída do egito…na última praga..era de responsabilidade do israelita .. *tirar o fermento de sua casa .*
    *Ex 12.15* 📖 Sete dias comereis pães ázimos; ao primeiro dia *tirareis o fermento das vossas casas*; porque qualquer que comer pão levedado, desde o primeiro até ao sétimo dia, aquela alma será cortada de Israel.

    Tem coisa que Deus faz..tem coisa que nos fazemos..
    Deus fez sinais de libertação..a obediência era do homem ..a medida que a lei divina era passada..

    Eu também sempre escuto as pessoas com muita vontade amar João 3.16…eu creio no sacrifício de Cristo..mais na mesma passagem tem uma recomendação ..

    *Jo. 3.20-21* 📖 Porque todo aquele que faz o mal odeia a luz, e não vem para a luz, para que as suas obras não sejam reprovadas.
    21 *Mas quem pratica a verdade vem para a luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque são feitas em Deus.*

    O cristão precisa ter atitude e vim para a luz… vigiem nas. Praticas ocultas..até mesmo no whatsapp..

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.