"𝓔, 𝓵𝓲𝓫𝓮𝓻𝓽𝓪𝓭𝓸𝓼 𝓭𝓸 𝓹𝓮𝓬𝓪𝓭𝓸, 𝓯𝓸𝓼𝓽𝓮𝓼 𝓯𝓮𝓲𝓽𝓸𝓼 𝓼𝓮𝓻𝓿𝓸𝓼 𝓭𝓪 𝓳𝓾𝓼𝓽𝓲𝓬̧𝓪". 𝓡𝓶 6:18

Devocionais EBD

Características de quem vive a plenitude do Espírito.

Colossenses 3: 16
 “A palavra de Cristo habite em vós abundantemente, em toda a sabedoria, ensinando-vos e admoestando-vos uns aos outros, com salmos, hinos e cânticos espirituais; cantando ao Senhor com graça em vosso coração”.

Infelizmente nós enfrentamos uma dura realidade no meio evangélico – os crentes não são incentivados (como deveriam ser) na prática da leitura da Bíblia. Num pessimismo, talvez exagerado, eu diria que apenas 20% dos crentes de uma igreja fazem a leitura diária da Bíblia Sagrada. Evidentemente que devemos fazer distinção entre ler a bíblia e LER a Bíblia, ou seja, muitos crentes fazem uma leitura muito superficial da Palavra de Deus, tão superficial que ao terminarem a leitura já não se lembram do que foi lido e, um número bem pequeno de crentes examinam cuidadosamente a Bíblia Sagrada com o intuito de assimilar e guardar o que foi lido.

Parece sandice o que vamos escrever, mas a Bíblia está sendo subestimada por muitos crentes. Está muito comum, hoje em dia, especificamente nos cultos temáticos, não se realizar a leitura da Bíblia. Versículos são proferidos aleatoriamente. Versículos que estão contextualizados com o culto, mas totalmente descontextualizados com a Bíblia Sagrada. O que está faltando alguns crentes entenderem é que sem a Bíblia Sagrada nada, absolutamente nada, pode ser realizado no culto. Não estamos falando no sentido de que a Bíblia tem que ser lida durante todo o culto, mas no sentido de nada pode ser realizado sem que haja um conhecimento, ainda que básico, da Palavra de Deus.

O crente que gosta de cantar e que conhece bem a Palavra de Deus, não canta qualquer musica de qualquer cantor, antes, ele faz uma avaliação da letra da música com as doutrinas bíblicas e, também, da vida do autor de letra da música. Chega a ser trágico o número de crentes que cantam músicas sem avaliarem a letra. A “carência de Bíblia” em nossas igrejas é uma das causas do grande número de hinos que destoam, ainda que parcialmente, das verdades bíblicas. Ora, assim como um pastor não tem direito algum de pregar uma mentira, um cantor não tem direito algum de cantar uma mentira. É perigoso separar o louvor a Deus da Palavra de Deus.

Outra característica que evidencia o quanto o crente está sendo “habitado pela Palavra de Deus”, é o tipo de relacionamento que ele tem com os irmãos da igreja. Somos chamados a constituir um só corpo, e nossa relação com os irmãos da igreja deve ser de harmonia e de paz. Se estivermos fora da vontade de Deus, certamente traremos discórdia e desarmonia para a igreja.

Quando um crente perde a paz de Deus, começa a tomar rumos fora da vontade do Senhor. Volta-se para as coisas do mundo e da carne, a fim de compensar a falta de paz interior. Tenta escapar, mas não consegue fugir de si mesmo! Somente quando confessa seu pecado, aceita o perdão de Deus e faz a vontade de Deus é que experimenta a paz de Deus no coração.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Expositivo do Novo Testamento – Warren W. Wiersbe

Compartilhar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.