Jesus disse que o campo é o mundo.

Mateus 13: 38
 “O campo é o mundo, a boa semente são os filhos do Reino, e o joio são os filhos do Maligno”.

O homem sem Deus vive iludido com as falsificações que Satanás cria para manipula-lo. No artigo anterior o texto que serviu de base para o comentário, dizia que Jesus vê o homem, sem Deus, como uma ovelha sem pastor. Tal homem anda errante, sem rumo e desorientado, tanto na esfera secular quanto na espiritual e, o texto base, de hoje, para nossa explanação, diz que esse mesmo homem é visto como o joio da parábola que Jesus contou.

Inúmeras aplicações os pregadores fazem do texto bíblico de hoje e, embora, tais aplicações não apontem para o sentido literal da parábola, elas não conduzem as pessoas ao engano. Jesus deixou bem esclarecido que na parábola contada por Ele o campo apontava para o mundo, o trigo são os que aceitaram ou que ainda aceitarão Jesus como salvador e o joio são os filhos das trevas ou do maligno. Essa é a interpretação literal da parábola, entretanto, podemos fazer uma aplicação dessa parábola dizendo que o campo é a igreja, o trigo o crente fiel e o joio o infiel. Não vejo nenhum erro doutrinário ou qualquer heresia nessa aplicação.

Mas, o que Jesus quer que entendamos é que a necessidade de evangelizar se deve pelo fato de que, desde os primórdios dos tempos, Satanás sempre tem imitado as obras de Deus naquilo que diz respeito à salvação. Um dos objetivos da evangelização é desfazer as obras de engano que Satanás tem disseminado pelo mundo, obras cujo objetivo é, exclusivamente, deturpar e desmentir a Palavra de Deus e, é interessante observarmos a forma como ele age para corromper a Palavra de Deus – quando ele não diz que Deus está mentido, ele diz que o homem está interpretando errado. E, é na segunda opção onde ele tem feito mais prisioneiros dos seus enganos.

Para entendermos melhor o que estamos falando é necessário comentar a parábola de Jesus. Não há a necessidade de comentarmos desde o Éden, pois todos já conhecem a história até os nossos dias (atentem que a parábola se aplica aos nossos dias), então, no campo de Deus (que é o mundo) tem duas espécies de plantas – o trigo e o joio. O trigo representa os salvos que, consequentemente, são seus servos e o joio são os denominados pelo Senhor como filhos do maligno. Aparentemente, isso é uma situação irreversível, ou seja, o trigo sempre será trigo e o joio sempre será joio, todavia, jamais podemos esquecer que o nosso Deus é PODER e, Ele pode transformar a natureza do que foi criado por Ele.

Se o Dono do campo estivesse vendo a situação como irreversível, indiscutivelmente, Ele autorizaria seus servos a arrancarem o joio, porém, sendo justo como o nosso Deus é, Ele jamais tomaria uma atitude dessa, sem que, antes, demonstrasse misericórdia e graça, concedendo oportunidade aos filhos das trevas de virem para a Sua maravilhosa Luz.

Desta forma, só uma coisa nos resta dizer: EVANGELIZAR É PRECISO.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Compartilhar

4 thoughts on “Jesus disse que o campo é o mundo.

  • 20 de março de 2021 em 23:50
    Permalink

    Obrigado por se fazer entender com tamanha facilidade vou gostar muito de aprender por aqui ,passo que vou ter a mesma facilidade em ensinar deste modo a paz

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.