Membros do Corpo de Cristo.

I Coríntios 12: 27
 “Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular”.

Geralmente incorremos no grave erro de nos esquecermos o que, de fato, representa a igreja. Como bem sabemos ela foi instituída por Cristo para exercer o papel de “agência” do Céu na Terra. Numa comparação, para facilitar a compreensão, a igreja funciona como o “consulado” do Céu aqui na Terra. Paulo faz a comparação da igreja com um corpo e, neste caso, a igreja é o corpo de Cristo e os crentes que frequentam tal igreja, são colocados como sendo membros deste corpo. Evidentemente, isso não quer dizer que cada função que este “corpo espiritual” tem a realizar deve ser exercida exclusivamente por uma pessoa só. O que estamos dizendo é que numa igreja a função de ensinar não pode ser exigida de apenas uma pessoa; a evangelização não é dever de um só; o socorro aos necessitados não pode pesar apenas sobre os ombros de um crente; o zelo e a manutenção da igreja não é responsabilidade apensa de um irmão ou irmã; enfim, se a igreja é vista como sendo o corpo de Cristo e nós, os crentes, como sendo os membros deste corpo, então obrigatoriamente deve haver o zelo e o cuidado mútuo.

Paulo, ao escrever aos crentes da igreja de Corinto, tinha a intenção de conduzir, não somente estes, mas, todos os crentes ao perfeito entendimento de suas posições como membros da igreja de Cristo. Ainda que, nós como membros do corpo de Cristo – a igreja -, desempenhemos funções específicas, tais como ensino, liderança de grupos e aconselhamentos, entre outras, isso não quer dizer que o exercício de tais funções se dá pela nossa própria capacidade. O exercício destas funções, ainda que tenhamos formação catedrática, só será bem sucedido quando for conduzido pelo Espírito Santo.

É de suma importância e prova cabal de humildade o reconhecimento, por parte do crente, de que os dons espirituais se originam exclusivamente em Deus e, uma vez salvo, o crente, agora, deve confessar Jesus como Senhor e empregar os “seus” dons no serviço da Igreja. E, é o Espírito Santo quem conduz o exercício dos dons, e não os que o recebem, desta forma os dons são manifestados mediante a necessidade da igreja e não conforme a “inspiração” espiritual em que o “crente” se encontrar na hora do culto.

O crente que verdadeiramente está em Cristo, tal crente é invariavelmente parte integrante do corpo (igreja) de Cristo. Ora, desta forma, todos os que pertencem ao corpo de Cristo, pertencem um ao outro, como na igreja primitiva, tudo o que tinham era comum a todos, ninguém era dono exclusivo de alguma coisa. Aquilo que o crente possui não é dele mesmo, mas está em seu poder para ser administrado e compartilhado, principalmente os dons espirituais, com todo o corpo (igreja).

Erivelton Figueiredo

 Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Comentário Bíblico Broadman – Novo Testamento

Compartilhar

One thought on “Membros do Corpo de Cristo.

  • 1 de abril de 2021 em 09:34
    Permalink

    A paz do senhor!
    Fico feliz a cara comentários abençoado! Que Deus continue derramando mais e mais da unção dEle sobre sua vida🙌🏾

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.