Deus sempre está com os seus, por isso, não há o que temer.

Josué 1: 9
 “Não to mandei eu? Esforça-te e tem bom ânimo; não pasmes, nem te espantes, porque o Senhor, teu Deus, é contigo, por onde quer que andares”.

Acazias sucedeu a seu pai, Acabe, no trono de Israel em 853 a.C, e reinou dois anos. Ele acidentalmente caiu da janela de um quarto do segundo andar e ficou gravemente ferido, por isso, enviou mensageiros a Ecrom para perguntar a Baal-Zebube se ele se recuperaria, mas Elias, sob a ordem de Deus, interceptou os mensageiros e os enviou de volta piara dizer que Acazias iria morrer. Irado, Acazias enviou duas vezes cinquenta soldados para trazer Elias até ele, mas o fogo vindo dos céus consumiu as duas companhias. O capitão de uma terceira companhia de cinquenta soldados implorou a Elias por misericórdia, então, sob a ordem de Deus, Elias foi a Acazias e o avisou pessoalmente de sua morte próxima. Dentro de pouco tempo, Acazias morreu.

Durante o seu curto reinado, Acazias deu continuidade com o depravado culto idólatra que Jeroboão iniciara em Betel e Dã, além de se tornar um fiel adorador de Baal. A influência maligna de Jezabel, infelizmente, continuava a fazer adeptos. Não nos enganemos, as forças do mal não desistem facilmente, ainda que sejam massacradas e, indiscutivelmente, pareçam exterminadas, elas muitas vezes se reagrupam e voltam com mais vigor e fúria.

Na lição desta semana, devemos focar no compromisso que Elias tinha em relação ao seu ministério. A sua fidelidade para com Deus nos choca e nos desafia. Elias foi enviado para confrontar, não confortar, e transmitiu a mensagem do Senhor a um rei que frequentemente rejeitava sua mensagem só porque era ele quem trazia. Elias desempenhou seu ministério somente para Deus e pagou por esta decisão, ao experimentar o isolamento como outros que também eram fiéis ao Senhor.

Tudo o que aconteceu na vida de Elias começou com o mesmo milagre que está disponível a nós — ele respondeu ao dom de conhecer a Deus. Por exemplo, depois de Deus operar um milagre extraordinário através de Elias, ao derrotar os profetas de Baal a rainha Jezabel retaliou, ao ameaçar a vida do profeta. No momento certo o Senhor apresentou-Se a ele em uma “exibição audiovisual” e uma mensagem que ele precisava ouvir. Elias testemunhou uma tempestade de vento, um terremoto e fogo. Mas Deus não estava em qualquer uma destas coisas poderosas. Antes, o Senhor mostrou sua presença com uma voz suave. Elias, como nós, lutou contra seus sentimentos, mesmo depois desta confortante mensagem de Deus.

Até hoje, Deus frequentemente fala através do suave e do óbvio em vez de fazê-lo através do espetacular e do incomum. O Senhor tem tarefas para fazermos mesmo quando sentimos medo e fracasso. E Deus sempre tem mais recursos e pessoas do que sabemos. Embora possamos desejar realizar milagres incríveis para o Senhor, devemos, em vez disso, enfocar o desenvolvimento de nossa comunhão com Ele. O verdadeiro milagre da vida de Elias foi a sua amizade extremamente pessoal com Deus. E este milagre também está disponível a nós.

Erivelton Figueiredo

Deus te abençoe.
Graça e Paz.

Referências:
– Dicionário Bíblico Wycliffe
– Comentário Bíblico Beacon do Antigo Testamento
– Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal (pág. 491)

Compartilhar

2 thoughts on “Deus sempre está com os seus, por isso, não há o que temer.

  • 27 de julho de 2021 em 06:42
    Permalink

    Já disse que não sou religiosa, e pra ser muito sincera não gosto das coisas que vejo, ouço e leio. Essas palavras de ordem, essas “gírias” dos crentes, enfim…
    Mas admiro muito o jeito simples e preciso dos seus textos.
    Obrigada por compartilhar conosco.

    Resposta
    • 27 de julho de 2021 em 19:43
      Permalink

      Mutio obrigado, Jecilene.
      Mas, confesso a ti que esta capacidade de escrever não está em mim mesmo. Vejo como um dom que Deus concede a alguns para sensibilizar o coração dos leitores.
      Que o nosso Deus te abençoe sempre.

      Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.